fbpx
LOADING

Digite para procurar

Saber a hora de parar

Leticia Menegon
Compartilhar

Empreender requer responsabilidade, acima do sonho e da vaidade

Recentemente, vivenciamos uma grande tristeza em nossa trajetória como Incubadora de Negócios ESPM SP. Há 2 anos, recebemos dois jovens sonhadores, cheios de brilho no olhar e muita vontade de vencer. Apresentavam um modelo de negócios desafiador no setor de turismo: oferecer a venda de pacotes de aventura online, encurtando a cadeia produtiva. Ou seja, o cliente entrava no site O Desviantes, escolhia o pacote e o mesmo era fechado diretamente com o operador final de cada serviço, cortando intermediários comuns da cadeia produtiva do setor. O Desviantes lucrava fazendo a ponte entre as partes, e o cliente chegava a pagar até 30% a menos pelo mesmo pacote oferecido pela concorrência.

Os primeiros meses foram difíceis, mas aos poucos foram conquistando a confiança do mercado em geral. O faturamento foi aumentando gradativamente. Após um ano e meio, já estavam batendo a grande primeira meta financeira da empresa. Mas as instabilidades política e econômica vivenciadas nos últimos anos em nosso país, agravadas recentemente pelas incertezas sobre o futuro, nocautearam mais um sonho, mais uma promessa de fazer a economia girar.

O mercado de turismo vem sentido fortemente as consequências da tresloucada economia brasileira. Os grandes, para suportar a redução da demanda, passaram a oferecer pacotes parcelados em mais vezes do que o praticado até então. O Desviantes, empresa ainda pequena e com fluxo de caixa limitado, sofreu um baque, pois não teria condições de oferecer pacotes em tantas prestações. Ademais, nos últimos 3 meses, perdeu 70% em faturamento.

Diante deste contexto, seus sócios, Silas e Flávio, tiveram de tomar uma dura decisão: continuar operando e aumentar o endividamento, ou encerrar suas operações, cumprindo apenas com os contratos acordados. Optaram pela segunda alternativa. A pergunta que fica é: não seria possível tentar mais um pouco? Sempre é possível. Entretanto, empreender requer responsabilidade, acima do sonho e da vaidade. O risco de continuar operando em um cenário tão incerto, em um negócio que requer muito capital de giro é grande. O Desviantes oferece pacotes de aventura, mas, responsavelmente, não se aventura nos negócios.

Tags:
Leticia Menegon

Professora e coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo da ESPM SP. É doutora em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade – FEA USP (2010). Ganhadora do Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2010, frequentou o curso de formação docente em Empreendedorismo em Babson College.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *