Sim, existe amizade no trabalho. “Existe amizade em qualquer relação, ambiente ou espaço, inclusive no trabalho. Para fazer amizade, é necessário ter vínculo, contato e interação. A partir do momento em que as pessoas compartilham o mesmo espaço, elas se aproximam por afinidades, interesses ou algo em comum, e isso pode favorecer a construção de uma amizade”, explica.
Segundo Fleck, existem muitos benefícios da amizade no trabalho. “Primeiramente, a amizade pode ajudar o clima organizacional de uma empresa, deixando-o mais saudável. Em segundo, as relações de amizade ajudam a reduzir situações de estresse ou ansiedade no trabalho. Essa parceria também pode favorecer a produção, a comunicação e o trabalho em equipe.”
Os limites da amizade no trabalho estão relacionados ao bom senso e à ética. Dentro de um ambiente profissional, é necessário seguir regras. “Precisamos entender que uma amizade no trabalho é pautada pelas regras da empresa e daquele ambiente. A amizade pode ir até as fronteiras do profissional. A partir do momento que passa disso, pessoas são privilegiadas ou recompensadas por conta de tal parceira”, comenta. Veja algumas situações em que isso pode acontecer:
1. Panelinha
A “panelinha” é formada por um grupo fechado que promove a fofoca ou a exclusão de pessoas. Isso pode atrapalhar o convívio, o ambiente e as relações daquele lugar.
2. Feedback
Devido a um vínculo forte com a sua liderança, o colaborador pode enfrentar dificuldades para receber ou dar feedbacks.