fbpx
LOADING

Digite para procurar

Amizade no trabalho: tudo o que você precisa saber

Wenderson Matheus
Compartilhar

Professora da ESPM fala sobre os benefícios da amizade no trabalho e os limites desse tipo de relacionamento dentro de uma empresa 

A amizade no trabalho desempenha um papel fundamental para as relações interpessoais dentro de uma empresa, mesmo que a busca por parcerias não seja o foco principal. Para entender mais sobre esse assunto, a equipe do Trendings conversou com Ana Cláudia Fleck, professora do ESPM LifeLab. Confira:    

Existe amizade no trabalho?

Sim, existe amizade no trabalho. “Existe amizade em qualquer relação, ambiente ou espaço, inclusive no trabalho. Para fazer amizade, é necessário ter vínculo, contato e interação. A partir do momento em que as pessoas compartilham o mesmo espaço, elas se aproximam por afinidades, interesses ou algo em comum, e isso pode favorecer a construção de uma amizade”, explica.  

Quais são os benefícios da amizade no trabalho?

Segundo Fleck, existem muitos benefícios da amizade no trabalho. “Primeiramente, a amizade pode ajudar o clima organizacional de uma empresa, deixando-o mais saudável. Em segundo, as relações de amizade ajudam a reduzir situações de estresse ou ansiedade no trabalho. Essa parceria também pode favorecer a produção, a comunicação e o trabalho em equipe.” 

Até onde pode ir a amizade no trabalho?

Os limites da amizade no trabalho estão relacionados ao bom senso e à ética. Dentro de um ambiente profissional, é necessário seguir regras. “Precisamos entender que uma amizade no trabalho é pautada pelas regras da empresa e daquele ambiente. A amizade pode ir até as fronteiras do profissional. A partir do momento que passa disso, pessoas são privilegiadas ou recompensadas por conta de tal parceira”, comenta. Veja algumas situações em que isso pode acontecer:  

1. Panelinha 

A “panelinha” é formada por um grupo fechado que promove a fofoca ou a exclusão de pessoas. Isso pode atrapalhar o convívio, o ambiente e as relações daquele lugar.  

2. Feedback 

Devido a um vínculo forte com a sua liderança, o colaborador pode enfrentar dificuldades para receber ou dar feedbacks.  

Tags:
Wenderson Matheus

Repórter colaborador do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *