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5 livros que podem impulsionar a sua carreira

Giancarlo Alcalai
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Lista inclui obras para encontrar o seu propósito, ser mais produtivo, melhorar a sua comunicação e atingir resultados

Com a chegada das férias, surge a oportunidade de reservar um tempo à leitura para ampliar novos conhecimentos e expandir seus horizontes ao desenvolvimento pessoal. Neste artigo, recomendamos cinco obras que podem ser valiosas ferramentas para sua jornada profissional e pessoal.

1. Encontre o seu porquê (Sextante)

 

carreira e desenvolvimento

Ele é um livro curto e prático e cheio de exercícios para ajudar você a reconhecer seu Porquê – seu propósito e o da sua equipe, causa ou crença que deve ser a força motriz por trás da maioria de suas ações.

“Encontre o seu porquê”, de Simon Sinek, reforça uma teoria psicológica bem pesquisada de que, para a maioria de nós, o verdadeiro sucesso vem da busca por um trabalho significativo que se alinhe com nossos valores. No mínimo, o livro vai inspirar você a embarcar em uma jornada de autodescoberta.

Dicas práticas para ajudar você na sua carreira

Descobrir o seu porquê ajudará você a identificar quais empresas e desafios são adequados para você. Para obter com sucesso uma função de conselho, você deve ter expectativas realistas e mirar nas organizações certas.

2. A arte de fazer acontecer: guia prático - 10 etapas para a produtividade sem estresse (Sextante)

 

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Este é um dos livros de produtividade mais significativos das últimas duas décadas. Ele oferece estratégias poderosas e práticas para aumentar amplamente suas habilidades organizacionais, eficiência e criatividade no seu trabalho e pessoal.

David Allen e Brandon Hall mostram como cortar a desordem em sua mente, em sua mesa e em seus dispositivos para fazer muito mais com muito menos esforço. Como completar suas listas de “coisas a fazer” com um sistema à prova de falhas.

Dicas práticas para ajudar você na sua carreira

Encontrar oportunidades e desenvolver uma carreira executiva, leva tempo, perseverança e um comprometimento regular com o processo. E é um processo; ninguém vai dar uma tapinha no seu ombro e oferecer a você o papel dos seus sonhos em uma empresa.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas falham é que a vida e suas carreiras executivas atrapalham. Elas se sentem completamente sobrecarregadas com sua crescente lista de tarefas a serem concluídas, muito menos assumindo mais para ganhar ou manter um assento no conselho.

É aqui que a maioria de vocês desiste. Elas simplesmente não encontram tempo para buscar a função certa empresa para elas e desenvolver uma rede de contatos.

3. Presença – Aprenda a impor-se aos grandes desafios (Actual)

 

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Amy Cuddy é mais conhecida por ter proferido a segunda palestra TED mais assistida da história. A palestra é intitulada Seu corpo molda quem você é.

“A presença vem de acreditar e confiar em si mesmo — seus sentimentos, valores e habilidades reais e honestos. Isso é importante porque se você não confia em si mesmo, como os outros podem confiar em você?

Dicas práticas para ajudar você na sua carreira

O networking é essencial para o desenvolvimento da sua carreira. De acordo com a Forbes, 85% das oportunidades de emprego são preenchidas por meio de networking.

Já uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que profissionais com uma rede de contatos diversificada têm até três vezes mais chances de receber promoções.

O principal obstáculo para fazer essas conexões é o medo da rejeição e a preocupação com o que os outros podem pensar. Ter presença é ter controle, confiança e autoconfiança para interromper o monólogo interno constante.

A pesquisa e o conselho de Cuddy também são extremamente úteis para quem busca desenvolver a sua carreira. Aqui, a lição é focar no Poder no Corpo e no Poder na Voz, não apenas para articular o que você tem a oferecer ao conselho, mas também para dar confiança ao painel de que você é um forte candidato e líder.

4. Brevidade inteligente: o poder de dizer mais com menos (Sextante)

 

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Brevidade inteligente é uma fórmula de comunicação criada por Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz com base em suas décadas de experiência em mídia, negócios e comunicações. Simplificando, é um método de transmitir informações importantes de forma concisa e impactante.

O foco está em eliminar palavras desnecessárias e entregar a mensagem essencial de forma eficaz e clara. Essa abordagem pode ser aplicada à maioria das formas de comunicação falada e escrita.

Dicas práticas para ajudar você na sua carreira

Estudos dos psicólogos Alexander Todorov e sua colega Janine Willis da Universidade de Princeton nos EUA, mostram que durante uma interação, o tempo para se causar uma boa impressão são exatamente 07 segundos. E essa primeira impressão é solidificada em 4 minutos.

O livro fornece a metodologia e o como aplicar imediatamente à sua comunicação. E, como a maioria das coisas, você vai melhorar com a prática. À medida que avançamos na era digital e agora na IA, a qualidade da quantidade será a única maneira de se comunicar efetivamente.

5. Execução: a disciplina para atingir resultados (Alta Books Editora)

 

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Escrito por Larry Bossidy e Ram Charan, este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio.

De nada adianta ter grandes ideias, liderança efetiva ou iniciar um processo de mudança, sem uma execução objetiva e certeira. A execução é uma matéria que deve ser aprendida pelos profissionais que almejam o desenvolvimento das suas carreiras.

Dicas práticas para ajudar você na sua carreira

O sucesso na carreira depende exclusivamente de se conseguir a melhor conexão entre os processos humanos, estratégicos e operacionais, além de sua integração e complementaridade.

Antes de tudo, lembre-se que o líder desempenha um papel extraordinário na obtenção dos resultados positivos de uma empresa. Essa figura tão importante deve-se basear em três elementos: condutas de liderança, estabelecimento de uma estrutura para mudança de cultura e a seleção de pessoas adequadas para os cargos certos.

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Giancarlo Alcalai

Giancarlo Alcalai, é Partner da Boyden Global Executive Search, lidera as práticas de Produtos de Consumo, Saúde, Aviação, Educação e Conselhos de Administração. Possui uma carreira internacional ocupando cargos de alto nível em conceituadas instituições, como GOL Airlines, Electrolux, Bayer, Pernod Ricard, Unilever, Ambev e Coca Cola. É Conselheiro de Administração e Consultivo em empresas no Brasil, EUA e Bolívia e professor do MBA Executivo em Marketing da ESPM.

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