Com o mercado de trabalho em constante transformação, saber quais habilidades estarão em alta nos próximos anos é importante para profissionais que desejam se desenvolver, se aprimorar e até mesmo se destacar. Investir no desenvolvimento dessas competências pode abrir portas e ajudar a conquistar um lugar no cenário competitivo.
O Guia Salarial de 2025 da Robert Half, consultoria global em recrutamento especializado, revelou as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) mais desejadas pelas empresas.
Entre as habilidades técnicas, destacam-se aquelas relacionadas à tecnologia e análise de dados, enquanto as competências comportamentais reforçam a importância de qualidades humanas, como inteligência emocional e liderança. Confira as tendências das skills mais valorizadas em 2025 e como elas podem transformar e impulsionar sua carreira.
Referem-se às competências técnicas que demandam conhecimento específico e são adquiridas por meio de estudo ou prática.
Essas tecnologias estão no centro da atual revolução digital, sendo aplicadas desde a personalização de serviços até a automação de processos mais complexos. Profissionais que entendem como implementar e otimizar essas ferramentas serão essenciais para o futuro.
O volume de dados gerados diariamente é gigantesco, e a habilidade de transformá-los em análises para tomada de decisões estratégicas diferencia profissionais em todas as áreas. Empresas precisam de quem saiba trabalhar com ferramentas como Power BI, Tableau e Python, entre outras, para análises avançadas.
No ambiente globalizado, o inglês segue como requisito básico, mas a demanda por outros idiomas, como espanhol, mandarim e alemão, também cresce, especialmente em multinacionais.
As realidades Aumentada, Virtual e Mista – que fazem parte das tecnologias imersivas – estão revolucionando setores como entretenimento, educação e saúde, por criarem experiências interativas e envolventes a fim de estimular os sentidos humanos e o sentimento de imersão, misturando o mundo real com ambientes virtuais ou simulados.
Dominar essas tecnologias pode abrir portas em mercados inovadores e de alta demanda.
Estão relacionadas às habilidades comportamentais, importantes para o trabalho em equipe e a resolução de desafios.
A capacidade de gerenciar emoções e manter o equilíbrio sob pressão é cada vez mais valorizada. Profissionais com inteligência emocional alta se destacam pela habilidade de liderar equipes e resolver conflitos com empatia.
Tomar decisões estratégicas e analisar informações com clareza são diferenciais em um mundo cada vez mais repleto de dados. Essa habilidade é relevante para identificar soluções inovadoras e evitar decisões precipitadas.
Uma boa comunicação não é apenas sobre falar bem, mas saber adaptar a mensagem ao público-alvo, seja em reuniões, apresentações ou interações com clientes. Profissionais que se comunicam de forma clara e persuasiva são essenciais em qualquer equipe.
Em um mundo onde a colaboração é altamente importante, liderar significa inspirar, motivar e alinhar equipes a objetivos estratégicos. Bons líderes combinam visão estratégica com a habilidade de desenvolver o potencial das pessoas.
Empresas enfrentam diferentes desafios praticamente todos os dias, e profissionais que conseguem propor soluções criativas e práticas são fundamentais, e valorizados. Essa habilidade exige pensamento crítico, criatividade e iniciativa.