As melhores séries de comédia são aquelas que conseguem retratar a alegria e o absurdo da realidade. Não importa o ambiente, as dinâmicas de trabalho rendem bastante material. Seja um escritório, um departamento do governo ou hotel de luxo, sempre haverá os otimistas, os desinteressados e os chefes fora de sintonia com a equipe.
O Trendings selecionou 9 séries de comédia sobre dinâmicas de trabalho que abordam esses espaços e situações. Veja abaixo e divirta-se:
Dos mesmos criadores de The Office, Parks and Recreation acompanha um departamento público na fictícia cidade Pawnee, nos Estados Unidos. Apesar de não ser a chefe da repartição de Parques e Recreação, Leslie Knope é quem assume a liderança, sempre dando seu máximo no trabalho e tentando contagiar seus colegas desinteressados com seu otimismo em relação à política e à vida — e, às vezes, ela consegue.
Assim como Leslie Knope, Janine Teagues, a jovem professora da 2ª série da escola pública Abbott Elementary, esbanja entusiasmo pela possibilidade de mudar a vida de seus alunos por meio da educação. Nem sempre ela tem o apoio do resto do corpo docente que, depois de tantos anos trabalhando no ensino público, já se conformaram que as coisas nunca vão mudar. Mas, pelo bem dos estudantes, os professores sempre buscam um meio termo.
O ambiente de trabalho desta série nacional é a Djalma Noivas, uma loja de aluguel de vestidos de noiva, mas a dinâmica é ditada pela relação das duas vendedoras, as melhores amigas Fátima e Sueli. O trabalho não é o foco das duas, que aproveitam cada distração do patrão para dar uma escapada, seja para a praia ou Porto Seguro. Ainda assim, a dupla faz de tudo que for possível para não ser descartada e substituída.
Pela natureza do trabalho da protagonista, cada episódio se passa em um ambiente diferente. Marinete tem que se adaptar a cada um deles, bem como aos patrões da vez, indo além para ajudá-los: investigando o marido de uma patroa, cuidando de pets e se apresentando em uma festa infantil para a qual foi contratada para fritar salgadinhos. Do cemitério ao mercado, a profissional é versátil e tenta fazer o melhor com a situação que lhe é apresentada.
White Lotus é uma rede fictícia de hoteis de luxo espalhados pelo mundo. A primeira temporada da série se passa no Havaí e, a segunda, na Itália, mas ambas lidam com o mesmo tipo de conflito: durante a estadia, os hóspedes endinheirados podem viver a fantasia que quiserem, enquanto para os funcionários aquilo é a vida real. O programa mistura esses dois mundos, mostrando os extremos aos quais as pessoas podem chegar.
Antes de ganhar os poderes de Hulk, Jennifer Walters era uma advogada na promotoria. Depois, ela continua o trabalho, desta vez em uma nova subdivisão focada em super-herois em um escritório de advocacia. Em meio a adversidades, como se transformar em Hulk no meio do tribunal e representar ex-vilões, Walters mantém o profissionalismo e não deixa os clientes na mão, além de valorizar as contribuições dos colegas de trabalho em seu entorno.
Se as dinâmicas profissionais já são complicadas por si só, as dinâmicas de um negócio familiar podem criar verdadeiros desafios dentro e fora do trabalho. Em O Urso, o chef Carmy assume o restaurante do falecido irmão, se deparando com o caos da gerência do primo e uma equipe resistente a mudanças. Na tentativa de profissionalizar o local, ele tenta ensinar o que aprendeu trabalhando em restaurantes de alto renome, gerando muitos conflitos.
A série acompanha os bastidores da empresa que produz o jogo Mythic Quest. A primeira temporada gira em torno do lançamento de um pacote de expansão. O maior empecilho disso é o criador do game, Ian Grimm, que se recusa a enxergar a importância de cada membro da equipe para o projeto e se credita por todo e qualquer acerto da empresa. Várias partes precisam se mover juntas, mas o próprio chefe impede isso de acontecer.
Trata-se da série que vem à cabeça quando as palavras comédia e trabalho aparecem na mesma frase. Considerada uma das melhores séries de comédia sobre dinâmicas de trabalho, The Office retrata a rotina de uma filial da empresa Dunder Mifflin, que traz situações que poderiam acontecer em qualquer empresa — reuniões que poderiam ser um e-mail ou treinamentos de combate ao incêndio —, só que em potência máxima. Tudo isso liderado (e incentivado) pelo chefe, Michael Scott, que tem boas intenções mas é sem noção.