Grandes designers de moda não surgem do nada: a equipe do Trends selecionou séries e filmes sobre moda que contam as trajetórias de estilistas famosos, como Christian Dior, Coco Chanel e Yves Saint Laurent. São produções que acompanham diferentes períodos desses estilistas, revelando como suas vidas pessoais e eventos históricos afetaram suas marcas e carreiras.
Confira 9 séries e filmes sobre moda para se inspirar:
Acompanha as vidas e criações dos estilistas Christian Dior (Ben Mendelsohn) e Coco Chanel (Juliette Binoche) durante e após a Segunda Guerra Mundial. Retrata uma Paris invadida por nazistas e o impacto da guerra na moda da época, a partir das perspectivas de Dior e Chanel.
Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) interpreta Halston, um dos primeiros estilistas-celebridade, responsável por muitas das silhuetas que marcaram as décadas de 70 e 80. A minissérie também aborda as questões financeiras e de saúde que o atormentaram até o fim da vida.
O filme estrelado pela atriz francesa Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) segue o que o próprio título diz, mostrando como Gabrielle foi de uma criança abandonada pelo pai em um orfanato para Coco Chanel, uma das estilistas mais influentes da história.
Karl Lagerfeld é um grande ícone da moda, muito conhecido por ter sido o diretor criativo da Chanel por décadas, até sua morte em 2019. Em seis episódios, a produção acompanha desde a vida do estilista alemão antes da fama até os bastidores do glamour e das festas.
Requisitado entre a elite e a aristocracia espanhola, Balenciaga (Alberto San Juan) deixou seus ateliês na Espanha para se aventurar na capital da moda, Paris. A série revela os desafios dessa transição e a definição de seu estilo próprio e marcante.
A minissérie documental reflete sobre a influência dos empresários Bernard Arnault e François Pinault na moda dos anos 90 aos anos 2010. O conflito entre criatividade e negócios é discutido a fundo, principalmente em relação aos estilistas John Galliano, Tom Ford, Alexander McQueen e Marc Jacobs.
O francês Yves Saint Laurent criou sua marca de mesmo nome, também conhecida como YSL, em 1962, ganhando tração nos anos seguintes. A obra se passa entre os anos de 1967 e 1976, momento considerado o auge de sua carreira.
Ao retratar o assassinato do estilista Gianni Versace (Édgar Ramírez), cometido por Andrew Cunanan (Darren Criss), a minissérie mostra os bastidores da Versace e a tentativa de Donatella Versace (Penélope Cruz) de continuar o império da moda iniciado pelo irmão.
A união de Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver) impactou a família Gucci. Entre negócios e dinâmicas familiares, a marca passou por diversos problemas, chegando a contratar um jovem Tom Ford para revivê-la nos anos 90. A trágica história é um retrato dos bastidores da busca pelo poder.