O novo ano se aproxima e, com isso, a necessidade de definir novas metas profissionais. Onde você está neste momento e onde quer chegar no futuro? Refletir sobre essas questões é o primeiro passo para estabelecer seus objetivos e metas para a carreira para 2025, de acordo com Edna Rodrigues Bedani, psicóloga, consultora e professora na área de Liderança, Desenvolvimento de Pessoas e Carreira na ESPM em São Paulo.
Comprometimento, organização e flexibilidade são algumas das virtudes necessárias para lidar com metas profissionais a longo prazo. “Investir em autoconhecimento, conhecer e entender seus valores, habilidades e o que realmente te motiva, ajudará a definir metas mais alinhadas com seu propósito”, explica.
Abaixo, a professora dá seis dicas de como estabelecer metas profissionais e apresenta a metodologia de organização que gosta de utilizar. Veja:
Antes de estabelecer um plano de ação, é importante refletir sobre o momento atual e aonde quer chegar no futuro. “Tendo clareza do que tem para oferecer em termos de competências hoje e o que precisará desenvolver para atingir seu objetivo final”, explica a professora. “Desta forma, poderá definir quais ações serão realizadas para chegar no seu objetivo.”
Estabelecer metas a longo prazo exige um tipo diferente de comprometimento e organização que aquelas de curto prazo. A dica de Bedani é dividir o objetivo maior em etapas menores e alcançáveis, criando metas intermediárias. “Isso ajuda a manter a motivação e a medir o progresso regularmente. Visualizar o impacto positivo do objetivo final alcançado também ajuda a manter o foco e o comprometimento.”
As coisas nem sempre acontecem da forma que imaginamos: mudanças e imprevistos fazem parte da vida. Segundo Bedani, é importante considerar e aceitar que esses fatores fazem parte do processo, logo, desenvolver resiliência para enfrentá-lo é fundamental. “Planejar contingências e manter a flexibilidade cognitiva para lidar com imprevistos é a chave do sucesso”, aponta.
“Reavaliar o planejamento, ajustando as metas e os prazos ajuda a reduzir a pressão.” Ela ressalta a importância de práticas de autocuidado, como mindfulness e técnicas de gestão de estresse para manter o equilíbrio emocional, e ter uma rede de apoio: “Concentre-se em soluções, não em problemas, tenha proatividade e busque apoio em seu networking, com colegas, mentores ou profissionais de RH para compreender, enfrentar e superar os desafios”.
Doze meses é bastante tempo, o que pode fazer alguns profissionais perderem o foco de vista. Caso isso aconteça, Bedani recomenda uma pausa para refletir sobre o que causou o desvio, bem como voltar ao objetivo inicial e avaliar o progresso até o momento.
“Reorganize as prioridades e, se necessário, simplifique as metas para torná-las mais gerenciáveis, tenha certeza de que elas são relevantes, atualize seu plano de ação conforme necessário, adequando as metas aos objetivos que precisam ser atendidos”, sugere a especialista.
Também vale consultar, novamente, sua rede de apoio, networking, mentores ou colegas. “Discutir as dificuldades pode oferecer novas perspectivas e ajudar na retomada do foco.”
É a consistência que transforma um esforço em resultado. De acordo com a professora, mesmo as pequenas ações diárias acumulam progresso significativo ao longo do tempo. “A consistência cria disciplina e confiança, tanto para alcançar os objetivos quanto para enfrentar desafios.”
“Ela desenvolve hábitos positivos, promove progresso contínuo e ajuda a manter-se no caminho escolhido e planejado”, afirma a professora, que reforça que a consistência não é o equivalente à perfeição, e sim persistência, mesmo diante de obstáculos e adversidades.
Para Bedani, revisitar suas metas regularmente ajuda a garantir que continuem alinhadas aos seus objetivos e ao contexto atual do mundo do trabalho. Esse hábito pode servir como um lembrete de estar sempre em busca de aprendizados para potencializar e desenvolver habilidades e conhecimentos.
O sistema de recompensas é um dos mais conhecidos no que diz respeito à motivação para realizar tarefas e atingir objetivos. Bedani destaca dois pontos: o importante é que a recompensa tenha significado para o profissional e que as recompensas sejam proporcionais ao tamanho da meta alcançada.
“Uma conquista maior pode ser celebrada com algo mais significativo, como uma viagem ou um curso desejado, enquanto pequenas metas podem ser recompensadas com um momento de lazer ou algo simples que traga satisfação.”
A professora Edna Rodrigues Bedani recomenda o método SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound). “É uma metodologia de definição de metas inteligentes, baseada em cinco fatores para conseguir alcançar seus objetivos de forma estratégica”, explica.
“Para priorizar as metas, utilize a matriz de prioridade (urgência vs. importância) e avalie quais metas terão o maior impacto no seu desenvolvimento profissional e evolução em sua carreira, considerando seu objetivo principal.”
Confira abaixo o que uma meta precisa ser: