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OKR e KPI: diferenças e como definir as metas da sua empresa

Redação Trendings
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Professor de OKRs e KPIs da ESPM explica cada um desses conceitos e por que a definição de metas é fundamental para o sucesso de um negócio 

OKR e KPI são dois conceitos fundamentais para que uma empresa tenha a capacidade de colocar os seus planejamentos estratégicos em prática. O que eles significam e a importância de cada um para a definição de metas e análise de métricas foi tema do episódio #36 do Lifelong Cast, podcast da ESPM sobre o futuro do trabalho e dos negócios. O programa contou com a participação de Felipe Corrêa, professor de OKRs e KPIs da ESPM. Confira alguns destaques dessa conversa: 

O que é OKR e qual a sua importância?

OKR é uma sigla para o termo em inglês Objectives and Key Results. De maneira simplificada, trata-se de uma metodologia de gestão cuja finalidade é dar recursos para que uma empresa estabeleça objetivos e tenha condições de concretizá-los. “OKRs é um método ou uma abordagem para que nós possamos criar metas para a nossa equipe e, basicamente, se divide em duas partes: objetivos e resultados-chave”, explica Felipe Corrêa, professor de OKRs e KPIs da ESPM. “É importante dizer que os OKRs são objetivos e resultados que vão transformar a estratégia naquilo que é esperado pela empresa. Ter uma estratégia bem definida, um objetivo estratégico bem definido é um ponto fundamental”, completa. 

O que é KPI e qual a sua importância?

Enquanto OKR diz respeito a metas e objetivos, KPI, uma sigla para Key Performance Indicators, refere-se aos indicadores que as empresas utilizam para monitorarem os seus respectivos desempenhos. “Os KPIs vêm para colaborar sobre o andamento dos projetos, o andamento da equipe ou outros indicadores que façam sentido”, diz o professor. “A importância de definir bons OKRs, bons KPIs e fazer esse acompanhamento é exatamente entender se a empresa está colocando a estratégia exatamente onde imagina para atingir os bons resultados.”  

“Costumo dizer que, se a gestão estratégica ou a estratégia de uma empresa não for colocada em prática, através de projetos, metas, construção de times e bom andamento, eles ficam como uma apresentação bonita, desenhos bonitos, mas, na prática, não resolvem nenhum problema da empresa”, comenta o especialista. 

Exemplos de OKR

“Nós podemos pegar, por exemplo, uma empresa de tecnologia que gostaria de ser líder nessa área pelo Brasil. Então, nós teríamos um objetivo que seria inspirador, um objetivo que seria claro e que, de fato, iria motivar todas as pessoas da equipe”, contextualiza. “A partir disso, nós podemos criar os KRs, que seriam os resultados-chave, que seria, por exemplo, ter um aumento no número de clientes de 10%, poderíamos ter um aumento do ticket médio de nossos produtos de 5%”, exemplifica. 

Exemplos de KPI

ROAS (Return On Ad Spend): mede o retorno sobre investimento em publicidade.  

CAC (Custo de Aquisição por Cliente): indica quanto uma empresa gastou para trazer um novo cliente.  

LTV (Lifetime Value): calcula o lucro que uma pessoa pode trazer para uma empresa enquanto for cliente da marca. 

CPC (Custo Por Clique): mostra uma relação entre os custos de uma empresa e o volume de cliques que ela obteve em um anúncio a partir desse investimento.  

Churn Rate (Taxa de Cancelamento): avalia o volume de pessoas que compraram a assinatura recorrente de um produto e qual é a taxa de cancelamento.  

Ouça o episódio na íntegra: 

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Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

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