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Entenda a diferença entre marketing inbound e outbound

Redação Trendings
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Professor de Inbound Marketing da ESPM compara os dois tipos de estratégia de marketing e apresenta suas vantagens 

As diferenças entre marketing inbound e outbound foram abordadas no episódio #29 do Lifelong Cast, podcast da ESPM sobre o futuro do trabalho e dos negócios. O programa contou com a participação de Marcel Ghiraldini, professor de Inbound Marketing da ESPM, que explicou as características de cada uma das estratégias e suas vantagens.

Diferenças entre marketing inbound e outbound

De acordo com o especialista, as principais diferenças entre esses dois tipos de estratégia de marketing estão nas formas de abordar o cliente e no tempo que esse tipo de investimento leva para apresentar um retorno financeiro.  

Inbound marketing pode ser definido como uma estratégia de marketing cujo objetivo é atrair, converter e encantar clientes por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo. Já o outbound marketing, consiste em identificar clientes e abordá-los por meio de ferramentas consideradas mais diretas, como telemarketing e anúncios.  

“No outbound marketing, você está alugando a audiência. Você paga, você tem a audiência e você consegue ter um ponto de contato com o seu cliente”, afirma. “Inbound marketing é marketing de atração. É você criar conteúdos bons o suficiente para que as pessoas vão até o seu conteúdo, sejam atraídas por ele, e – uma vez com esse seu conteúdo – elas comecem a interagir com a sua marca.”  

Vantagens do inbound marketing e do outbound

Marcel explica que é possível ter vantagens com as duas estratégias. “Quando a gente está falando de outbound marketing, você acaba tendo uma vantagem de alcance. Você consegue alcançar mais pessoas em um período de tempo menor”, diz. 

“No inbound marketing, você consegue criar uma estrutura que vá te dando dividendos ao longo do tempo. Então, quando você faz um investimento, não é só o retorno que ela te dá no lançamento daquele novo conteúdo, site e app, mas, sim, o quanto ela consegue te dar de forma perene ao longo do tempo”, comenta. “É a possibilidade de você ter um método que te ajude a organizar várias técnicas em prol da jornada do cliente.”  

Ouça o episódio na íntegra: 

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Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

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