Com tantas demandas e prazos, manter a organização no trabalho nem sempre é fácil. Os métodos de organização variam de acordo com a área de atuação e gosto pessoal de cada um — o que funciona para um profissional pode não ser o ideal para outro.
Trabalho e organização não são sinônimos, mas podem se tornar algo próximo a isso com a ajuda de especialistas, como a consultora de RH e gestão de carreira Ticyana Arnaud. A pedido da equipe do Trendings, a professora do HUB de Canais Digitais da ESPM fez uma seleção de ferramentas digitais e gratuitas que podem ajudar na organização em diferentes aspectos da rotina profissional.
Confira abaixo:
1 – Trello
Para a gestão de tarefas e produtividade, a primeira recomendação de Arnaud é o Trello. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento que usa quadros e cartões para organizar tarefas e projetos que pode ser usada individualmente ou por uma equipe.
2 – Evernote
A ferramenta é versátil, permitindo que o usuário crie desde notas até um novo sistema de organização. A consultora de RH e gestão de carreira recomenda a plataforma para o armazenamento de ideias, criação de listas de tarefas e organização de informações de forma eficiente.
3 – Notion
O Notion funciona como um reforço em diferentes aspectos, combinando notas, listas de tarefas, wikis, formulários e outras aplicações em um só lugar. Funciona para uso pessoal e profissional, podendo ser usado por equipes.
4 – Todoist
O aplicativo promete simplificar a gestão de tarefas para indivíduos e equipes. O Todoist conta com diversas ferramentas que podem ajudar o profissional, como a criação de tarefas, listas, lembretes, calendário, paineis para o trabalho e a vida pessoal.
5 – Mint
A dica de ferramenta para quem trabalha com finanças é o aplicativo Mint, que ajuda no gerenciamento de orçamentos, despesas e facilita o planejamento financeiro.
6 – Slack
Ter um canal de comunicação eficaz é essencial para um fluxo de trabalho coeso e transparente. A indicação da professora é o Slack, plataforma de comunicação na qual é possível criar chats individuais e para grupos e comunidades de forma prática e criativa.