Como saber se chegou a hora de pedir demissão? De que maneira comunicar o gestor? Vale aceitar uma contraproposta para se manter na empresa? Para responder a essas perguntas, consultamos Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira a seguir uma lista com 5 dicas da especialista:
Não dormir bem, insatisfação com o trabalho, sentimento de “o que estou fazendo aqui?”. Esses podem ser alguns sinais de que chegou a hora de pedir para sair antes que você adoeça.
Estruture bem os argumentos, tenha controle emocional e evite lavar roupa suja. Imagine dispensar um caldeirão de mágoas sobre o chefe e ainda ter que passar algum tempo na empresa cumprindo aviso prévio antes de sair.
Se o motivo para pedir demissão é um ambiente de trabalho ruim, um descontentamento com a função ou um problema de saúde mental, não adianta aceitar um aumento para continuar na empresa. Em pouco tempo você estará insatisfeito novamente.
Se você sente essa necessidade e tem uma boa reserva financeira, um período sabático pode ser interessante para refletir sobre os rumos de sua carreira, se requalificar e se reposicionar no mercado.
Não reclame de sua ex-empresa ou chefe em uma entrevista para um emprego novo. Ao dar explicações sobre seu desligamento, seja objetivo.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo e confira a entrevista completa com a Adriana Gomes: