Confundir gestor e líder é algo comum no mercado de trabalho brasileiro. Algo que pode até gerar expectativas desalinhadas e, muitas vezes, insatisfação. E o que acontece quando os dois perfis se fundem na mesma pessoa? Para esclarecer as diferenças entre gestor e líder, contamos com a ajuda de Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.
O gestor é responsável por garantir que os recursos e processos estejam alinhados às metas organizacionais. Seu trabalho envolve planejamento, monitoramento e controle das tarefas, assegurando que tudo funcione de maneira eficiente e dentro dos prazos. Adriana ressalta que “o gestor é fundamental para manter o andamento das operações. Seu foco está na execução e na produtividade”.
Principais características de um gestor:
– Organização e controle de processos;
– Monitoramento de resultados e metas;
– Tomada de decisões baseada em dados e indicadores.
O líder, por sua vez, atua na motivação e no desenvolvimento dos membros da equipe. É a pessoa que inspira confiança, promove o crescimento individual e coletivo e incentiva a colaboração. O líder não precisa necessariamente ocupar um cargo formal na empresa para liderar uma equipe. O profissional pode ganhar respeito naturalmente pela sua influência e exemplo, passar a ser visto como uma referência e, assim, tornar-se um líder informal.
No entanto, é preciso desmistificar que um líder não é apenas uma pessoa boazinha, que alivia tensões e zela pelo bem-estar dos colaboradores. “Ser líder não significa ser permissivo. Liderança também exige firmeza e clareza nas orientações, a fim de garantir que todos cumpram suas responsabilidades, sempre com foco no desenvolvimento das pessoas,” explica a coordenadora.
Principais características de um líder:
– Influência e motivação;
– Criação de um ambiente de confiança e crescimento;
– Orientação clara, com foco em resultados e desenvolvimento.
A união das competências de gestão e liderança cria um profissional completo, capaz de engajar a equipe e garantir resultados. Um gestor com habilidades de liderança vai além do cumprimento de metas, enquanto um líder com habilidades de gestão transforma sua visão em resultados concretos.
Um profissional que tenha combinadas as competências de gestão e liderança possui um grande diferencial no mercado de trabalho. “A integração desses dois perfis é o que faz a diferença nas organizações que desejam alcançar sucesso sustentável”, conclui Adriana.