fbpx
LOADING

Digite para procurar

Educação continuada: entenda o que é e qual a sua importância para os profissionais da atualidade

Roberta De Lucca
Compartilhar

Segundo especialista, o estudo constante é um caminho sem volta para a boa formação profissional 

Educação continuada ou lifelong learning são termos que já fazem parte da vida de qualquer profissional que pretenda estar bem colocado no mercado de trabalho, independentemente da área. “Apesar de não ser nova, nos últimos anos a educação continuada se encaixou como a resposta para as pessoas poderem acompanhar as transformações do mercado. Ou seja, é estar sempre estudando”, diz Caio Giusti Bianchi gerente de Educação Continuada da ESPM. 

Hoje os profissionais precisam se atualizar conforme o contexto da sociedade e do mercado mudam, para poderem desenvolver as habilidades requeridas para determinado momento. “Formações mais longas são e sempre serão relevantes, mas existem atividades distintas que demandam pessoas com aptidões distintas e cursos menores atendem a essas demandas”, afirma Bianchi complementando que os cursos também se adaptam constantemente às necessidades e tendências, assim como a própria grade curricular da graduação. Ou seja, se o mercado é mutante, uma boa universidade acompanha e se transforma na mesma medida.  

Empoderamento do estudante

Por esse motivo vem crescendo a oferta de educação continuada em todo o mundo, oferecendo o repertório necessário para que o profissional construa a sua carreira. Outro ponto importante é que a pessoa escolhe o que fazer de acordo com seu orçamento e sua disponibilidade de tempo. 

A isso Bianchi chama de empoderamento do estudante, porque ele decide se pode se comprometer a fazer uma pós-graduação durante um ano e meio, se prefere um curso que dure alguns meses ou um tanto de horas. Além disso, se vai estudar à distância ou presencialmente. Tudo depende do seu momento de vida e sua consonância com o mercado. Conheça um novo modelo de ensino que permite que o estudante crie sua própria trilha de conhecimento.

Atualização constante

Hoje, a bola da vez nas empresas é o ESG, então a busca por esse conhecimento está lotando as salas de aula com alunos que vão de CEOs a gerentes. Profissionais que recebem uma promoção também procuram se atualizar para desempenharem com segurança e habilidade as atribuições do novo cargo. 
 
Bianchi afirma que esse é um caminho sem volta. “À medida que o mercado se transforma, os profissionais precisam acompanhar isso para não ficarem obsoletos, já que quem é obsoleto perde relevância“, conclui. 

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *