fbpx
LOADING

Digite para procurar

5 coisas que você deve levar em conta para escolher uma pós-graduação

Roberta De Lucca
Compartilhar

Coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM explica os pontos fundamentais para decidir o que estudar 

Fazer uma pós-graduação pode trazer benefício para o profissional que tem interesse em aprender mais sobre a sua área, para quem tem um plano de careira pré-definido e para as pessoas em transição de carreira.  

Em alguns casos, surgem dúvidas sobre o que fazer para optar pelo conteúdo mais adequado às suas necessidades. Para ajudar na escolha, Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, elenca 5 pontos fundamentais para uma boa decisão.  

Qual o seu objetivo?

Quem busca uma pós-graduação deve ter clareza da sua necessidade: se quer ampliar ou diversificar conhecimento. Se o desejo é se aprofundar na sua profissão, o ideal é estudar temas mais específicos que melhorem o seu desempenho no trabalho em uma área na qual tenha mais afinidade ou interesse. Quem busca ampliar conhecimento para complementar a sua atuação pode optar por uma pós generalista, que agregue um saber como administração, finanças, ciências sociais ou marketing, entre outros

Onde você quer chegar?

O profissional que fez um plano de autodesenvolvimento dentro de uma área de atuação deve estar atento a quais são as competências exigidas para o próximo cargo que almeja. A partir disso pode escolher uma pós-graduação voltada à sua capacitação para a conquista do cargo. Já quem busca um reposicionamento de carreira, tem na pós uma oportunidade de um novo aprendizado focado no segmento em que pretende atuar. 

O que de fato vai aprender?

Não basta escolher o curso sem avaliar as disciplinas e o conteúdo programático das aulas. Pode acontecer de o curso escolhido não atender as expectativas e necessidades do profissional. Por isso, deve-se levar em conta a possibilidade de buscar instituições de ensino em que o aluno pode escolher os temas que deseja aprender e montar o seu curso personalizado, que é a grande tendência atual para uma outra graduação. 

A instituição é reconhecida pelo mercado?

É importante pesquisar a reputação da entidade de ensino escolhida. Embora hoje fale-se muito de recrutamento às escuras – em que informações sobre onde as pessoas estudaram, idade e orientação sexual são retiradas de um currículo que vai ser avaliado por um gestor para não haver um viés de seleção –, ainda assim a graduação em universidades com excelente graduação dá um peso a mais no currículo. 

A instituição tem boa estrutura?

Uma instituição que oferece bom aparato em tecnologia, localização de fácil acesso, laboratórios de estudo, bolsas de idiomas, apoio à jornada do aluno por meio de um acompanhamento de carreira e palestras com profissionais do mercado tem credenciais que fazem diferença. Todos esses elementos garantem uma formação de qualidade, aumentando as possibilidades de inserção do profissional no mercado de trabalho.  

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *