O mês de julho é o período de férias para muitas pessoas. Durante essa época do ano, é comum que estudantes e profissionais de diferentes segmentos busquem por cursos livres. Quer saber mais sobre esse assunto? A equipe do Trendings listou e esclareceu algumas das dúvidas sobre o que é curso livre e quais são as vantagens de investir nessa modalidade. Confira:
Também conhecido como curso de extensão ou curso de férias, esta é uma modalidade de curso que tem como uma de suas principais características um curto período de duração. “O curso livre é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho”, diz uma publicação do site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Cursos livres podem ter durações variadas. No caso da ESPM, por exemplo, as opções incluem cursos de diferentes áreas de formação com cronogramas que podem ir de 9 até no máximo 21 horas de duração. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira em meio período e aos sábados em período integral, dependendo do tema e do curso em questão.
De acordo com Caio Bianchi, gerente de Educação Continuada da ESPM, um curso livre pode ser desenvolvido para diferentes públicos. “Eles são pensados para os profissionais que tiram férias no verão ou no inverno e que não têm muito tempo disponível, precisam melhorar sua formação diante de desafios profissionais ou que estão em transição de carreira e buscam um caminho para seguir”, afirma. “Mas também existem estudantes de primeira graduação que procuram bagagem extra enquanto estão fazendo faculdade”, completa.
Entre as vantagens de investir nesse tipo de curso, Bianchi cita a agilidade em adquirir um certo conhecimento em um curto período de tempo. “Esse formato reduzido é uma maneira de agilizar o aprendizado e permitir que o aluno de outras localidades possa se programar para, caso deseje, se hospedar na cidade onde vai ser o curso e ter a oportunidade de assistir às aulas presencialmente”, comenta.
Antes de escolher qual curso livre fazer, Bianchi sugere prestar atenção em alguns detalhes. Avaliar a grade curricular, conferir se os profissionais que compõem o corpo docente apresentam uma experiência que seja condizente com o conteúdo que está sendo oferecido e pesquisar sobre a infraestrutura física e tecnológica da instituição em questão são algumas das recomendações.