fbpx
LOADING

Digite para procurar

Metas de ano novo: como traçar e as cumprir

Roberta De Lucca
Compartilhar

Entenda porque muitas pessoas não concretizam seus objetivos de ano novo e saiba o que fazer para conseguir 

A maioria das pessoas traça metas de ano novo, mas boa parte não consegue alcançar seus objetivos. Para entender porque isso acontece — e o que deve ser feito para que os planos vinguem— conversamos com Felipe Corrêa, professor de Business Agility e OKR e KPI nos cursos de extensão da ESPM e consultor de gerenciamento de projetos de inovação. “Precisamos de metas de ano novo porque temos sonhos e objetivos, mas para concretizar temo que cumprir tarefas”, afirma.  

Uma pessoa que resolve fazer atividade física deve se preparar e cumprir metas para chegar à condição física desejada e o sonho não ficar só no papel. Do contrário, muito provavelmente a pessoa vai procrastinar e o famoso “amanhã eu começo” vai ser a regra. Confira o que pode fazer para seus planos de ano novo darem certo e você chegar em dezembro de 2024 com a sensação de dever cumprido. 

Metas SMART

Mesmo sendo metas pessoais, Corrêa explica que vale a pena se basear em uma ferramenta do universo corporativo muito eficiente chamada Metas SMART. Esse método de definição de metas é simples e se baseia no significado das letras da sigla: 

S (Specific/Específica): ter um objetivo específico. 

M (Measurable/Mensurável): o objetivo tem de ser mensurável de alguma maneira. 

A (Attainable/Atingível): a meta deve ser atingível dentro da realidade. 

R (Relevant/Relevante): a meta deve ser relevante. 

T (Time based/Temporal): é fundamental definir um prazo para alcançar o objetivo. 

Independentemente do tipo de meta, usar o SMART é desenhar o mapa do que vai ser feito e em quanto tempo.  

Estabeleça prazos

“Para as metas darem certo, a pessoa tem que estabelecer a motivação pela qual ela trabalha em cima de algo e o fator tempo é importante”, explica Corrêa. Normalmente as pessoas se propõem a algo como “este ano vou fazer academia de verdade”, mas não determinam prioridades, nem como querem evoluir no treino e em quanto tempo desejam estar puxando X quilos de ferro.  

Quando as metas ficam muito soltas é normal a abertura de espaço para a procrastinação. O ideal é planejar ciclos trimestrais para o cumprimento dos objetivos, mesmo em projetos de vida mais complexos. “O que consigo fazer nesse período? Tem o objetivo e um indicador de quantidade de treino ou de aumento de massa magra, por exemplo. Tem que ter um indicador e não pode ser subjetivo”. Isso porque ao final do ciclo o indicador mostra se deu certo ou errado e ajuda a entender o que pode ser melhorado. Além disso, ciclos menores permitem adaptações. 

Classifique as tarefas

Segundo Corrêa, a cada ciclo vale usar a mesma estratégia empregada por empresas que adotam o OKR, sigla em inglês para Objectives and Key Results. É uma metodologia de gestão que tem a finalidade de fornecer recursos para o estabelecimento de objetivos e sua concretização.   

Uma lista de tarefas é dividida em 4 colunas: urgente (o que tem que fazer hoje), importante (tem que fazer, mas não precisa ser esta semana), delegar (o alguém pode fazer por você) e lista de desejos (você teve uma ideia e não sabe se vai concretizar, mas vale listar). “Quando cria essa classificação, você consegue estabelecer prioridades e isso é bom, porque a falta de prioridades faz entrar no ciclo infinito do não cumprimento das metas”. 

Qual é o segredo do sucesso

A meta tem que ser real e atingível (lembra do SMART?) e é necessário fazer uma reflexão honesta sobre onde você quer chegar e qual é o seu objetivo. O segundo passo é se dedicar para dar certo e combater a procrastinação, senão o tempo vai passando. “A gente entra num looping e quando a gente para, se diz ‘caramba!’”, comenta Corrêa, resgatando uma ideia do filósofo e jornalista Clóvis de Barros Filho, que levanta uma reflexão importante: você acorda na segunda-feira querendo que o dia acabe, passa a semana pensando no fim de semana e quando ele chega o que você faz por você? 

Com as metas de ano novo é a mesma coisa: você pula sete ondas na praia, faz pedidos e planos, mas o que faz efetivamente para que as coisas se concretizem? Para não perder boas oportunidades e não se deixar levar pela procrastinação, planeje e se comprometa a cumprir as metas. 

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *