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Rebranding: muito além do logo do Itaú

Patrícia Rodrigues
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Especialista em marketing e branding da ESPM avalia a mudança da marca Itaú e as estratégias por trás dessa transformação 

A mudança de identidade visual e logo do Itaú faz parte de uma estratégia de rebranding, uma forma contínua de uma marca se renovar, mantendo o pé na tradição e com olhos para o futuro. De acordo com Daniela Khauaja, professora de marketing e branding da ESPM, um rebranding é recomendada em três situações: “Quando [a empresa] cometeu algum engano, o que não foi o caso do banco, por uma oportunidade ou para reforçar um posicionamento”, explica a especialista.  

Essa transformação da marca Itaú já vem ocorrendo há algum tempo por meio da mudança dos slogans: 

  • Feito para você (foco no cliente) 
  • Feito com você (garantido ao cliente que faz o melhor atendimento)  
  • Feito de futuro (slogan atual com promessa de crescimento).  

Agora, o banco teve a oportunidade de ampliar as várias ações ao aproveitar as comemorações dos 100 anos de existência (incluindo o período do Unibanco) e reforçando a integração dos funcionários oriundos dessa instituição.  

“Outra razão superpositiva são os resultados financeiros que tornam a marca a mais valiosa do Brasil, mesmo diante do surgimento e força de outras instituições digitais, com uma estrutura muito mais tecnológica e um processo de internacionalização agressivo”, avalia a especialista. “O Feito de futuro é claramente uma resposta, anunciando um alinhamento ainda maior à tecnologia.” 

Ícones na campanha

Ao apoiar o esporte e a cultura por meio de ícones em campanhas gigantescas que viralizam, a marca traz sempre a ideia de reinvenção: mesmo sendo um sólido banco com 100 anos de existência, investe em inovação, tecnologia e segurança para os clientes do século 21.  

Há muito tempo o Itaú tem o foco de ser aproximar de públicos de todas as idades, mais claramente dos jovens, com apoio cultural, com uma área de design e tecnologia muito presentes em todas as comunicações. “A escolha de celebridades como Madonna, Fernanda Montenegro, Ronaldo e outros é muito positiva para transmitir o ponto da reinvenção para ser o mesmo, além de solidez e sucesso longevo”, explica Daniela. 

Logos Itaú

Linha do tempo dos logos do Itaú Foto: Reprodução

Ela acrescenta que as celebridades escolhidas conversam melhor com um público mais maduro, enquanto Nubank tem Anitta como embaixadora da marca, por exemplo. São, sem dúvida, posicionamentos de marca diferentes e as celebridades eleitas (século 20 x século 21) pelas duas marcas estão alinhadas com esses posicionamentos, mas é inegável a aproximação da marca Nubank com um público mais jovem e de todas as rendas”, acrescenta. 

Tipologia

Para a professora, são várias ações simultâneas que vão além do logo, a mais perceptível em um primeiro momento. “A mudança na tipologia, mais suave sem perder a ideia de robustez, e o reforço do laranja também são uma forma de demonstrar a demarcação de território diante da disrupção a qual o setor financeiro assiste”, revela. 

Além disso, o envelhecimento da população brasileira soma como algo favorável aos bancos tradicionais, cuja clientela +40 prefere estruturas mais conservadoras (como agência física, falar com o gerente etc.). “Isso faz com que ser reinventem constantemente, tanto na forma de comunicação quanto mudanças rápidas em seus serviços digitais, tornando as interações mais simples e ágeis — mesmo sendo mais difícil a migração dessas empresas que não nasceram no ambiente digital”, esclarece a professora. 

O rebranding do Itaú foi um sucesso?

Mesmo com a excelente repercussão inicial, é preciso um tempo de maturação (cerca de um ano) para medir o sucesso do rebranding. “É quando os correntistas de fato vão ter a percepção de que muitas coisas foram modificadas na rotina bancária, no modo de realizar as tarefas, que vai bem além de evoluções incrementais”, finaliza a especialista. 

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Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

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