Carreira

O que é pós-graduação: entenda e veja as vantagens

Entenda a importância para o seu currículo, conheça os tipos de pós-graduação e as diferenças para uma graduação

Buscando entender o que é uma pós-graduação? Todo curso universitário realizado depois da graduação formal que tenha a partir de 360 horas e seja reconhecido pelo MEC é uma pós. Atualmente, é desejado que um profissional tenha pelo menos uma pós em seu currículo. “As carreiras, o mercado e a sociedade vêm evoluindo a passos rápidos e isso exige que o profissional se mantenha em atualização constante e busque a troca com profissionais, tanto da sua área quanto de backgrounds diferentes, e a pós oferece essa possibilidade”, afirma Iná Futino Barreto, coordenadora geral de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM.

A pós abre uma trilha de conhecimento complementar à primeira graduação, oferecendo um aprofundamento de saberes conforme o profissional se desenvolve. Além disso, é um caminho para quem está em reposicionamento ou em transição de carreira, daí o motivo de ser cada vez mais procurada por quem deseja estar bem colocado no mercado de trabalho.

Existem dois tipos de pós no Brasil: a stricto sensu e a lato sensu. A stricto sensu oferece mestrado e doutorado para a construção e o aprimoramento de conhecimento de quem pretende seguir carreira acadêmica ou de pesquisa científica e a lato sensu consiste em cursos que capacitam e lapidam as capacidades profissionais, como Certificate, Master e MBA.

“Na lato sensu , os professores não são apenas docentes e também trabalham como executivos. Além do conteúdo acadêmico, levam para a sala de aula sua vivência profissional que amplia a visão e o aprendizado do aluno. Outro ponto que torna o curso interessante é o ambiente de troca de experiências e de networking”, explica Caio Bianchi gerente de Educação Continuada da ESPM.

Confira a seguir os requisitos para cursar uma pós e os tipos de curso:

Requisitos

O candidato à pós tem que ter uma graduação reconhecida pelo MEC no Brasil. Dependendo da universidade, além do exame de aplicação o interessado ao latu senso participa de um processo de aconselhamento e direcionamento. Ele passa por uma entrevista em que expõe suas intenções e objetivos com o curso e a instituição de ensino auxilia na escolha do estudo mais adequado a esse planejamento. Já para ingressar no stricto sensu, o interessado faz um exame e apresenta uma proposta de pesquisa. “Para fazer doutorado não é necessário ter passado pelo mestrado, mas não é recomendável ir direto para o doutorado porque a pesquisa científica tem que ser inédita e isso exige competências específicas que o mestrado traz para o doutorando, portanto é interessante não queimar etapas”, explica Iná.

Tipos de pós-graduação

1. Lato sensu

A pós-graduação lato sensu prepara e recicla o profissional que escolhe cursar Master, MBA ou Certificate ou Dynamic (série de cursos que podem ser realizados separadamente e que, com o cumprimento de um número determinado de créditos, garante o certificado de pós).

Master
Indicado para o profissional que deseja aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades em gestão administrativa e empresarial.

MBA
Formatado para quem atua em posições executivas, portanto possui maturidade profissional consolidada, e busca um upgrade mais aprofundado.

Certificate
É o curso ideal para o recém-formado que quer entrar mais bem qualificado no mercado, adquirindo complementação de conhecimento.

Dynamic
Trata-se de uma personalização da jornada de aprendizagem que permite ao profissional fazer cursos de diversas áreas. Ao completar um mínimo de 360 horas/aula ele conquista  a certificação.

2. Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu forma mestres e doutores. É destinada a pessoas que querem fazer pesquisa científica ou acadêmica para trabalharem como pesquisadores e ou docentes.

Mestrado
Existem dois tipos de mestrado: acadêmico e profissional. O primeiro gradua professores e pesquisadores acadêmicos que estudam um tema específico, e o segundo possibilita que os pesquisadores se dediquem a estudos que visam o desenvolvimento de novas tecnologias.

Doutorado
Forma pesquisadores e professores universitários que realizam uma pesquisa inédita para poderem receber a titulação.

Modalidades de estudo

Existem universidades que oferecem modelos flexíveis de estudo e que permitem ao profissional customizar sua trilha de aprendizagem. “São drivers de decisão, uma maneira de o graduando entender os programas e definir aonde e como ele quer estudar. Na ESPM, por exemplo, ele pode optar entre aula presencial, live EAD, híbrida e HyFlex, em que é possível escolher aula presencial ou ao vivo online no dia determinado pelo aluno”, explica Bianchi.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

22 horas ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

3 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

7 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

1 semana ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

This website uses cookies.