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Como a comunicação pode impulsionar sua carreira profissional

Maytê Carvalho
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A capacidade da boa comunicação foi eleita uma das principais habilidades do profissional do futuro pela ONU e pelo Fórum Econômico Mundial

Por que se comunicar bem pode te ajudar na sua carreira profissional? Essa habilidade te proporciona liderança, protagonismo, voz ativa e influência. Sou autora do best-seller Persuasão, como utilizar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional e também dou treinamentos e cursos sobre o tema. Ouço dos alunos e leitores: o seu livro me ajudou muito na minha carreira. Mas para entender exatamente como, precisamos entender os fundamentos da retórica.

O que é retórica – palavra que vem do latim, rhetorica (arte de falar bem) e do grego rhetor (o orador)? Podemos resumir como a arte do bem falar, mediante o uso de todos os recursos da linguagem, para atrair e manter a atenção e o interesse do auditório –  com o objetivo de informá-lo, instruí-lo e, principalmente, persuadi-lo das teses ou dos pontos de vista que o orador pretende transmitir.

Só fala bem quem pensa bem. Essa frase de Aristóteles ressignificou toda a minha relação pessoal com a própria persuasão. Deixei de me enxergar como uma impostora e passei a me ver como uma pessoa inteligente. Eu tinha vergonha de ser persuasiva porque a palavra muitas vezes carrega um viés ruim.

Mas não para o Aristóteles. Não na Grécia Antiga. Desde Homero a Grécia é eloquente e se preocupa com a arte do bem falar. Tanto que o próprio foi mentor de Alexandre, o grande – que nunca perdeu uma batalha sequer e mesmo enfrentando o exercito mercenário de Dario, com sua eloquência e sedução cativava seus soldados e liderados. Fazendo um paralelo ao mundo corporativo: como você cativa o seu time? Como você se comunica com os seus pares? Como você dá e recebe feedback?

A retórica aristotélica parte da premissa de 3 pilares para a construção de uma fala persuasiva: ethos (credibilidade do orador) pathos (emoção) logos (razão). Esses 3 pontos guiam desde entrevistas de emprego à descrições no LinkedIn e apresentações de projetos internos.

Qual é o seu ethos? Como ele se alinha com o da empresa? Qual é a imagem de si que vc faz?

A construção de uma imagem de si, peça principal da máquina retórica, está fortemente ligada à enunciação. Todo ato de tomar a palavra implica a construção de uma imagem de si. Para tanto é necessário que o locutor faça seu autorretrato, detalhe suas qualidades nem mesmo que fale explicitamente de si. Seu estilo, suas competências linguísticas e enciclopédicas, suas crenças implícitas são suficientes para construir uma representação de sua pessoa. Assim, deliberadamente ou não, o locutor efetua em seu discurso uma imagem de si.

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Maytê Carvalho

Diretora de estratégia de negócios na TBWA Los Angeles. É autora do best-seller “Persuasão - como utilizar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional”. Venceu a edição especial do programa O Aprendiz e foi eleita uma das top 6 empreendedoras do Brasil pela Revista GQ com o app Beleza de Farmácia.

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