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Especialista aponta as estratégias essenciais para uma campanha de incentivo à vacinação

Patrícia Rodrigues
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Confira dicas de Rodrigo Valente, professor da disciplina de Campanha Institucional e Governamental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul

Fake news, negacionismo e batalhas políticas. Além da falta de doses, esses são alguns desafios para a vacinação em massa contra a Covid-19. Neste cenário, uma campanha de comunicação em incentivo à vacinação se torna ainda mais importante.

Para entender o que precisa ser feito – e como, o Trendings conversou com Rodrigo Valente, professor da disciplina de Campanha Institucional e Governamental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul. O especialista apontou tudo o que deve estar englobado nesta campanha e como a mensagem deve ser passada em diferentes esferas. Confira a seguir:

Institucional

Deve gerar ativos que permitam às pessoas terem uma imagem mais próxima da realidade, uma vez que cada público “enxerga” a vacina de um jeito, especialmente em contextos ainda “incertos” (cultural, histórico e científico) com o objetivo de garantir que o que está sendo ofertado neste momento é um instrumento seguro, por meio de um resgate histórico que comprove que as vacinas previnem, com sucesso, uma série de doenças.

Como: trazendo pessoas de todas as áreas envolvidas para explicar as metodologias, para trazer séries históricas de sucesso e de segurança, fazendo o resgate de outras epidemias e a importância da vacina para o controle dessas diversas doenças.

Cultural

Apesar de o revisionismo das vacinas ter atingido o ápice com a Covid-19, estamos diante de um problema mundial que afeta a vida de todos. Não é hora de fazer revisionismo sobre vacinas, mas olhá-la como instrumento que vai apaziguar a população neste momento complicado que o mundo vive.

Como: mesmo com efeitos colaterais, as séries históricas mostram que as vacinas não foram “canceladas”, mas sim aperfeiçoadas. As estatísticas mostram que esses efeitos são muito pequenos se comparados a todos os benefícios que elas trouxeram para a humanidade (margem segura de utilização).

Governamental

Não é uma discussão política. Tratar o tema de forma administrativa (e não partidária).

Como: explicar para a população como será o processo vacinação, calendário para os grupos, conforme faixas etárias, como o medicamento atua no organismo, quais os possíveis efeitos colaterais (se são raros ou pautados nos efeitos de outras vacinas).

Mercadológica

Incentivar a população a se vacinar (call to action)

Como: explicando onde se cadastrar, onde receber as doses, de acordo com qual calendário, aguardar o SMS para liberar a sua senha etc.

Interna

Comunicação com depoimentos das pessoas expressando o quanto a vacina já mudou a vida delas.

Como: com narrativas de como elas estão se sentindo mais livres e seguras para ajudar outas pessoas, como estão podendo trabalhar de uma maneira tranquila e eficiente, como fez bem para a saúde mental.

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Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

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