Escrever bem não significa apenas não cometer erros de grafia, concordância etc. Ainda mais quando falamos de mensagens profissionais – business writing. É preciso que haja clareza, objetividade e que seja relevante. E que tenha propósito – pois hoje somos sufocados por e-mails, mensagens por WhatsApp, Messenger etc. Se um e-mail, por exemplo, deixar aquela sensação de “e daí? É pra fazer alguma coisa? Tem de responder?”, virou apenas mais uma mensagem inútil.
Como você não está escrevendo para amigos ou familiares, essa é uma comunicação que tem um objetivo específico, que serve para:
a) informar algo relevante (mudança nos horários de funcionamento da empresa, emenda de feriado, novo valor do ticket refeição etc.)
b) demandar alguma ação (faça seu cadastro, procure o RH, responda o questionário, anote na sua agenda etc.)
c) orientar o “how to?” (acesse, vá etc.)
d) determinar o prazo (até dia x, entre 13h e 14h30 etc.)
Escrever não é falar.
Se simplesmente “importamos” o que falamos para o texto de uma mensagem ou de um relatório, corremos um risco enorme de não sermos compreendidos. Exemplo: “Não gosto do chocolate”. O que você entende ao ler essa frase? “Ué, que a pessoa não gosta de chocolate… Dããã…”. Como não estamos ouvindo “como” a pessoa está falando, colocamos na frase o entendimento que nos ocorre na hora. A pessoa pode ser um chocólatra ironizando seu vício. Ou estar lamentando não gostar de algo que acabou de ganhar ou que lhe foi oferecido. Ou apenas dizendo que não gosta de chocolate. Se há a dúvida, a comunicação já deu errado… Por isso, evite reproduzir o modo falado nas suas mensagens. Seu texto pode ter a sua “voz”, sua marca – mas precisa, antes de mais nada, ser clara.
Para quem você está escrevendo?
Antes de mandar mensagens para um zilhão de pessoas, pergunte:
Um roteiro a seguir
Algumas guidelines que podem ajudar o seu trabalho:
Roteiro e clareza
Roteiro e concisão
Definição do assunto é a diferença entre ser lido ou descartado
Quais dos e-mails abaixo você abriria em primeiro lugar?
Ou você preferia que fossem assim?
Perceba que há sempre um verbo (ação): saiba, conheça, veja, confirme. Dessa maneira, é sabido que se espera alguma ação sobre o tema proposto.
Leia a mensagem abaixo e pense em como poderia torna-la mais direta, informativa, concisa e objetiva.
Assunto: Convenção Coletiva 2020
Foram concluídas as negociações para formalização da Convenção Coletiva de Trabalho referente ao período 2019/2020, com data-base no mês de dezembro/2020.
As diferenças referentes aos meses de dezembro e janeiro, já pagos, serão pagos juntamente com o crédito em março – levando em conta o reajuste de 4,69%.
Em caso de dúvidas, a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho está disponível no site do sindicato e neste link. Caso prefira, ligue para o RH pelo ramal 1234 ou entre na plataforma ADP.
Assunto: Convenção Coletiva 2020 – Reajuste salarial de 4,69% é retroativo
O salário de todos os funcionários será reajustado em 4,69% a partir do fevereiro. O índice, estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018, também será aplicado retroativamente aos valores pagos em dezembro e janeiro.
Em caso de dúvidas, consulte aqui a Convenção Coletiva de Trabalho ou entre em contato com a área de Remuneração do RH, pelo ramal 1234 ou pela plataforma ADP.