LOADING

Digite para procurar

5 séries de ficção científica para imaginar a evolução tecnológica

Redação Trendings
Compartilhar

Vida eterna, relação entre humanos e robôs, mundos de realidade virtual e despertar da inteligência artificial estão entre os temas abordados nestas obras

Tecnologias como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas, 5G e realidade virtual devem transformar o mundo que conhecemos nos próximos anos. É impossível prever onde tudo isso vai dar, mas obras de ficção científica podem ajudar a ilustrar alguns possíveis cenários. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 séries de ficção científica para imaginar a evolução tecnológica – algumas com uma boa dose de exagero.

Altered Carbon (Netflix)

A série nos leva para um futuro repleto de carros voadores, hologramas, realidade aumentada e hotéis totalmente controlados por inteligência artificial. Até aí, sem grandes novidades, certo? Mas nesse período também é possível viver eternamente, transferindo sua consciência (armazenada em uma espécie de disco rígido) para novos corpos. Sonho ou pesadelo?

Upload (Amazon Prime)

A vida eterna também é uma possibilidade nessa série futurística. Mas de um jeito diferente. Instantes antes de falecer, as pessoas podem optar por transferir sua consciência para um mundo virtual. Isso é, desde que alguém no mundo real se comprometa a pagar sua estadia e suas despesas nesse universo controlado por big techs do futuro. Amigos, familiares e companheiros ainda podem fazer visitas e interagir com os digitalizados graças a tecnologias, como realidade virtual e trajes sensoriais.

WestWorld (HBO)

Bem-vindo a WestWorld. Um parque de diversões futurista onde seres humanos podem viver todos seus desejos interagindo com humanoides. Uma série que aborda temas como a relação de humanos com robôs e o despertar da inteligência artificial.

Black Mirror (Netflix)

Com capítulos não sequenciais, essa série de ficção científica aborda possíveis impactos da tecnologia em nossa sociedade. Uma importante reflexão sobre mudanças que já estão ocorrendo e sobre questões éticas envolvendo o avanço tecnológico que poderão impactar nosso futuro. O Trendings adverte: Black Mirror é viciante e perturbadora.

Better Than Us (Netflix)

Série russa de ficção científica que explora a relação entre robôs e seres humanos. Humanoides estão integrados em nossa sociedade servindo as pessoas e as substituindo em algumas funções no mercado de trabalho. Bom, nenhuma novidade em relação ao que futuristas já estão prevendo, não é mesmo? Mas o assustador é que a série se passa em 2029, daqui a apenas oito anos.

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *