Inovação

Conheça as fases do processo criativo

Percepção ou identificação do problema, teorização, consideração das soluções e produção. Entenda cada uma dessas etapas do processo criativo

Desde a antiguidade até a idade média a criatividade era vista como um dom divino, somente durante o renascimento e, principalmente durante o iluminismo ela perdeu essa natureza mística e passou a ser atribuída como uma habilidade humana.

Mesmo no seu período místico, muitos entendiam esse processo como uma forma de descoberta e não de criação, até porque, tanto nas religiões ocidentais como orientais, somente o ser supremo tinha a capacidade de criar algo “ex-nihilo”, ou seja, a partir do nada.

Posteriormente a ação criativa foi relacionada como a capacidade intelectual e, especialmente dentro das habilidades mentais, com a imaginação. Essa era, ainda de certa forma, um atributo reservado a poucos escolhidos. Imaginação estava muito associada à genialidade

Somente no século XX, com o desenvolvimento e as pesquisas nas áreas de psicologia e neurociências é que se começou a admitir que o processo criativo poderia ser uma habilidade adquirida e treinada e, dessa forma, acessível a qualquer pessoa.

As fases do processo criativo

O modelo mais aceito tem os seguintes estágios:

Percepção ou identificação da situação problema: o que leva ao exercício fundamental de saber fazer perguntas. O matemático Georg Cantor já dizia que “na matemática, a arte de fazer perguntas é mais valiosa que resolver problemas”.

Costumamos identificar sintomas com muita facilidade, mas raramente pesquisamos a fundo qual é a verdadeira causa – a raiz do problema.

Nos negócios costumamos tratar os sintomas, o que não exige criatividade, com fórmulas genéricas e acabamos sofrendo recaídas frequentes.

O segundo passo é a teorização do problema. Uma vez identificado, precisamos converter esse problema em um modelo conceitual.

Muitos de nós sentem calafrios só de ouvir a palavra teoria. Outros tantos não estão dispostos a queimar neurônios. Pensar dá trabalho e é um exercício cansativo.

No entanto, sem esse exercício é impossível seguir para o passo seguinte.

Considerar possíveis soluções. Um mesmo problema com o mesmo fundamento conceitual pode ter muitas possíveis soluções. Estudar exaustivamente cada uma delas é o único caminho para se chegar à mais adequada em todos os aspectos onde ela vá impactar.

Pesar prós e contras. Identificar eventuais efeitos colaterais. Calcular custo-benefício.

A solução não virá como uma fagulha genial descida das nuvens. O impacto “eureka” só acontece quando as fases anteriores foram bem trabalhadas e será, inevitavelmente, decorrente delas.

A última fase é a de produzir a solução, transformar a ideia mental em ideia prática. Pode ser uma tarefa individual ou, como ocorre nas empresas, de forma coletiva, envolvendo diferentes conhecimentos dentro da organização.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Fábio Adiron

Consultor em marketing com dados desde 1999 e sócio da Dataonboarding – Transformação Digital. Tem desenvolvido projetos para Full Fit, Apptite, VR Investimentos, Gazin, Hunter Douglas, Eurofarma, Discovery Channel, Alta Rail Technology, Catho Empresas, Febraban e Lexus. É professor de MBA na FGV, na Saint Paul Escola de Negócios, SEDA MBA e Univem, e de cursos livres na ESPM

Recent Posts

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

18 horas ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

2 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

1 semana ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

1 semana ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

2 semanas ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

2 semanas ago

This website uses cookies.