LOADING

Digite para procurar

10 filmes, séries e livros para estimular sua criatividade

Roberta De Lucca
Compartilhar

Thiago Gringon, coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo da ESPM, recomenda algumas obras para libertar sua criatividade 

Exercitar a observação é fundamental para estimular a criatividade. Estar atento aos sinais, aos movimentos da natureza e até mesmo prestar atenção a como um grupo de formigas carrega um pedaço grande de uma folha pode ser muito inspiracional. Se esse convite parece distante dos seus hábitos cotidianos, você pode extrair insumos desta seleção de fontes que fazem parte do repertório de vida de Gringon. São filmes, livros e séries que tem, objetiva ou subjetivamente, mensagens importantes para quem busca estar mais conectado e dar vazão às ideias.

Divertida Mente

Vencedor da categoria Animação do Oscar em 2016, o filme aborda, de forma simples e bem humorada, como surgem emoções como raiva, medo e amor, e como a protagonista, Riley, se relaciona com elas desde sua infância até a adolescência.

Avatar, A Lenda de Aang

Mais uma série de animação, desta vez sobre aventuras em uma civilização comandada por quatro grandes nações recebeu prêmios, entre eles o Ammy e o Peabody Award, esse último voltado a reconhecer indivíduos, produções ou associações que prestaram serviços públicos dignos de distinção.

Cooked

Baseada no livro de mesmo nome assinado por Michael Pollan, a série de quatro capítulos disponível na Netflix aborda a relação do ser humano com a comida e como o fogo, a terra, a água e o ar podem transformar os alimentos.

Sakura Card Captors

A série de anime conta a saga da menina Sakura, de 10 anos, que tropeça em um livro de onde saem cartas mágicas que ela tenta recuperar para evitar que uma grande desgraça aconteça.

Soul

Outro tiro certeiro da Pixar que traz questionamentos importantes: O que faz você ser quem você é? E de onde vêm os seus sonhos, a sua paixão e os seus interesses? Para levantar essas perguntas o roteiro usa como argumento a morte prematura de um músico e o seu desejo de realizar propósitos.

Nada Ortodoxa

A minissérie produzida pelo Netflix conta a história de Esther, uma jovem judia que consegue se libertar das tradições e castrações dos costumes do judaísmo ortodoxo e como foi o seu despertar após uma fuga dos EUA para Berlim.

De Onde Vêm As Boas Ideias (editora Zahar)

O pensador e pesquisador Steven Johnson leva o leitor a refletir sobre como pessoas como Charles Darwin e Guttenberg chegaram à teoria de evolução e à invenção da prensa, entre outros feitos importantes na história da humanidade.

Grande Magia (editora Objetiva)

Por meio de conversas com amigos e pessoas que foram suas fontes de inspiração, a escritora Elizabeth Gilbert fala sobre curiosidade e a sua relação com criatividade e a natureza dos insights.

Arthur Connan Doyle e Agatha Christie

Thiago Gringon é enfático ao recomendar ler toda a coleção de livros dos perspicazes detetives Sherlock Holmes, Hercule Poirot e Miss Marple, que se valiam da reunião de pistas e da mente observadora para solucionar casos policiais.

LEIA TAMBÉM:

Mitos e verdades sobre criatividade

“A tecnologia possibilita produzir mais rápido, mas nos desafia na criatividade”, diz Mauricio de Sousa

Criatividade é mais do que resolver problemas

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *