Inovação

Direito: o que é visual law, legal design e jurimetria

Patricia Peck, professora de Direito da ESPM, explica porque essas ferramentas estão se tornando importantes para a atuação jurídica

O Direito é diretamente impactado pelos movimentos da sociedade e do mundo. A inovação tecnológica promoveu mudanças expressivas nessa disciplina, principalmente no que se refere a trabalhar com uma linguagem mais clara e compreensível para qualquer pessoa.

“A sociedade atual é dinâmica e a internet se transformou numa ampla plataforma de circulação de informações legais. O Direito então sai do papel como elemento de documentação e passa também a ocupar o espaço digital mudando paradigmas”, explica Patricia Peck Pinheiro, professora da graduação em Direito da ESPM em São Paulo e fundadora do Peck Advogados, escritório especializado na área.

Com isso, nasceram três ferramentas básicas necessárias ao trabalho de qualquer advogado que não queira ficar para trás: legal design (estratégia da comunicação), jurimetria (uso da inteligência de dados) e visual law (estética visual do material jurídico). Para lidar com esses recursos, além dos advogados, um escritório de advocacia hoje conta também com cientistas de dados, designers gráficos e jornalistas. Veja a seguir mais informações sobre as técnicas que estão transformando a área:

Legal Design

Trata-se do uso de ferramentas do design thinking na área jurídica para encontrar soluções inovadoras e centradas nas pessoas. Sua aplicação pode resultar, por exemplo, na simplificação da linguagem de um documento para facilitar o entendimento de um cliente e outras partes envolvidas em um caso.

Jurimetria

É a estatística aplicada ao Direito. A partir da análise de dados de processos que já foram julgados, um advogado pode avaliar estatisticamente qual a probabilidade de ganho de uma causa na justiça e considerar se vale a pena fazer um acordo ou ir para o tribunal, por exemplo. Assim, a jurimetria lida com a probabilidade da assertividade da defesa.

Visual Law

Busca a melhoria da apresentação visual de um documento jurídico para além das palavras. Usa recursos como infográficos, animações, ilustrações e até vídeos para ajudar na compreensão do texto, sempre buscando ir direto ao ponto. O uso dessas técnicas visuais encurta um caminho, transformando documentos que antes continham dezenas de páginas em uma comunicação mais clara, acessível e objetiva.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

3 dias ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

4 dias ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

1 semana ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

2 semanas ago

Entenda o que é tendência e o que não é

Especialista explica a diferença em relação a modismo e futurismo e o que mais você…

2 semanas ago

8 séries e filmes sobre empreendedorismo

Confira a nossa seleção de filmes e séries sobre empreendedores e negócios de diversos segmentos…

3 semanas ago

This website uses cookies.