Inovação

Direito: o que é visual law, legal design e jurimetria

Patricia Peck, professora de Direito da ESPM, explica porque essas ferramentas estão se tornando importantes para a atuação jurídica

O Direito é diretamente impactado pelos movimentos da sociedade e do mundo. A inovação tecnológica promoveu mudanças expressivas nessa disciplina, principalmente no que se refere a trabalhar com uma linguagem mais clara e compreensível para qualquer pessoa.

“A sociedade atual é dinâmica e a internet se transformou numa ampla plataforma de circulação de informações legais. O Direito então sai do papel como elemento de documentação e passa também a ocupar o espaço digital mudando paradigmas”, explica Patricia Peck Pinheiro, professora da graduação em Direito da ESPM em São Paulo e fundadora do Peck Advogados, escritório especializado na área.

Com isso, nasceram três ferramentas básicas necessárias ao trabalho de qualquer advogado que não queira ficar para trás: legal design (estratégia da comunicação), jurimetria (uso da inteligência de dados) e visual law (estética visual do material jurídico). Para lidar com esses recursos, além dos advogados, um escritório de advocacia hoje conta também com cientistas de dados, designers gráficos e jornalistas. Veja a seguir mais informações sobre as técnicas que estão transformando a área:

Legal Design

Trata-se do uso de ferramentas do design thinking na área jurídica para encontrar soluções inovadoras e centradas nas pessoas. Sua aplicação pode resultar, por exemplo, na simplificação da linguagem de um documento para facilitar o entendimento de um cliente e outras partes envolvidas em um caso.

Jurimetria

É a estatística aplicada ao Direito. A partir da análise de dados de processos que já foram julgados, um advogado pode avaliar estatisticamente qual a probabilidade de ganho de uma causa na justiça e considerar se vale a pena fazer um acordo ou ir para o tribunal, por exemplo. Assim, a jurimetria lida com a probabilidade da assertividade da defesa.

Visual Law

Busca a melhoria da apresentação visual de um documento jurídico para além das palavras. Usa recursos como infográficos, animações, ilustrações e até vídeos para ajudar na compreensão do texto, sempre buscando ir direto ao ponto. O uso dessas técnicas visuais encurta um caminho, transformando documentos que antes continham dezenas de páginas em uma comunicação mais clara, acessível e objetiva.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Data Science: o que é e como funciona  a ciência de dados

Entenda a ciência dados, para que serve e qual a sua importância para a tomada…

11 horas ago

7 impactos do período eleitoral sobre a economia brasileira

Economista detalha os efeitos desse momento conturbado a curto, médio e longo prazos — somados…

5 dias ago

O que é feedback: conheça os tipos e veja dicas para ser eficiente

Gestor deve se planejar para conversar com o colaborador e basear seu discurso em fatos,…

6 dias ago

10 filmes sobre inteligência artificial para entender melhor a tecnologia

Matrix, Robocop, Blade Runner, 2001 e WALL-E estão entre os longas da lista com indicações…

1 semana ago

Eleições: entenda como funciona o Congresso Nacional e conheça as funções de deputados e senadores

Saiba tudo sobre a composição e funcionamento do Congresso Nacional e conheça as funções de…

2 semanas ago

Mestrado profissional: o que é e para quem é indicado?

Especialista explica os diferenciais dessa pós-graduação em relação às demais formações continuadas

2 semanas ago

This website uses cookies.