Erros cometidos por empresas que investiram na gamificação Foto: Shutterstock
Em nosso primeiro texto sobre gamificação, explicamos do que se trata essa técnica, como executar um projeto do tipo e o quanto é necessário investir. Dando sequência ao tema, abordamos alguns erros cometidos no mercado que as empresas jamais deveriam repetir. A lista foi feita com base em nossa entrevista com Mauro Berimbau, professor de gamificação do Master head of digital marketing da ESPM. Confira a seguir:
“Se tivesse que determinar um erro mais comum, talvez sejam as pessoas não preparadas. É o que chamo em sala de aula de ‘surfista’. É o cara que olhou, tá na moda, é a nova onda, então vai surfar. O cara pega a prancha e fala que está fazendo gamificação.” Antes de iniciar um projeto de gamificação, estude o tema. Clique aqui para conferir algumas fontes.
“Leituras preparatórias são importantes até para que na hora que você bata na porta de empresas ou profissionais, saiba quem é um especialista ou um ‘surfista’ (que fala bem, mas não entende tanto do ponto de vista mercadológico ou educacional). E não vai atender a demanda de sua empresa.”
O professor avalia que outro erro cometido por marcas é não aproveitar ao máximo o potencial da gamificação para estabelecer conexões com os consumidores. “Tem vários casos de empresas que pegam um jogo que já existe, tipo um Pacman, mudam o bonequinho para o logo da marca e permitem que o consumidor jogue Pacman com ele. Não posso dizer que isso não é gamificação, mas posso dizer que gamificação pode ser muito mais do que isso.”
Outro erro, segundo Berimbau, é investir apenas em pontos, medalhas e premiações, sem trabalhar as motivações intrínsecas do consumidor. “Oferecendo as velhas estratégias de dar um prêmio. Tudo pelo prêmio, pelo carro, pelo dinheiro”, comenta o especialista. “Para quem vai trabalhar com gamificação é fundamental saber quais são as necessidades do seu consumidor ou como ele quer se conectar com sua marca. Ele já consome, já gosta do seu produto, está lá presente. Como você pode fazer com que ele seja reconhecido como tal?”
LEIA TAMBÉM:
Busca por jogo de tabuleiro bate recorde durante a quarentena
Digitalização dos processos seletivos acelera na pandemia: veja vantagens e desvantagens
De fintechs a varejo, conheça as trajetórias dos líderes que transformaram diferentes setores no país
Saiba como se preparar, manter a confiança e conversar com o público em apresentações com…
Entenda como o brand experience atua nas interações com a marca e impacta os resultados…
Edney Souza e Rodrigo Terra, professores da ESPM, revelam quais são as tendências de tecnologia…
Os efeitos da saúde mental no trabalho vão além do nível individual e exigem adaptação…
Compreenda o processo de organização de uma reunião de trabalho e como aproveitá-la ao máximo.
This website uses cookies.