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5 dicas de marketing digital para iniciantes

Roberta De Lucca
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Especialista na área explica quais são os principais pontos que devem ser observados por quem está começando a trabalhar na área

Quando se fala em marketing digital, as pessoas pensam nas campanhas que circulam nas redes sociais, especialmente Instagram e TikTok. Esse conceito, porém, vai muito além. Isso porque trata-se basicamente da adaptação do marketing tradicional às novas plataformas e às demandas do comércio online. Bruno Peres, professor da pós-graduação e coordenador do Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM, é especialista no assunto e dá 5 dicas de marketing digital para iniciantes.

1. Estude seu público

Primeiro, é necessário conhecer muito bem o seu público para entender o que ele deseja e como pensa. Para isso, dominar os conceitos básicos da Jornada de Conversão para produzir conteúdo e criar anúncios de acordo com cada etapa desse processo se tornam requisitos básicos. A jornada é o caminho que o cliente faz desde o seu primeiro contato com uma marca ou serviço até a conclusão da compra, contratação do serviço ou resolução de um problema. Portanto, para oferecer o melhor atendimento, quem entende como o cliente chega até a empresa e se comunica com ela, seja por telefone, chatbot ou e-mail, tem elementos para elaborar ações de marketing eficientes.

2. Conheça seus concorrentes

Analise o mercado e os seus concorrentes com uma lupa: identifique seus competidores diretos e investigue em detalhes como eles agem. Estude casos de sucesso e também os de fracasso, porque isso fornece material para te ajudar a entender os comportamentos, as ferramentas mais utilizadas, as boas práticas e até o Custo Médio de Aquisição de um novo cliente (CPA) – que é calcular quanto gastar para trazer um novo cliente. Quanto menos precisar investir, maior será o lucro. Portanto, conhecer seu público e seus concorrentes ajuda nessa estratégia.

3. Conheça os canais

Uma vez identificados o público e os concorrentes, o passo seguinte é identificar os principais canais que podem ser utilizados para gerar tráfego, interesse, manter o relacionamento do cliente com a marca e te ajudar também na hora da conversão, que é a concretização da venda. Por isso, estude mais sobre e-mail marketing, marketing para buscadores, descubra e analise outros canais. Quando você entende o potencial do e-mail marketing e envia comunicados assertivos, maiores são as chances de conversão. Saber o que e entender como as pessoas pesquisam nos browsers de navegação dentro do segmento de atuação da sua empresa também é alimento para o desenvolvimento de ações de marketing de buscadores, visando colocar a corporação no topo das buscas. Recorrer a banners eletrônicos, mídia paga e influenciadores são outros canais utilizados.

4. Faça planejamento

Sabemos que há muita gente produzindo conteúdo de todo tipo e, na prática, isso significa uma enxurrada de informações para o cliente. Para ter bons resultados e conquistar o público, planejar é essencial. Estude sobre técnicas e ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa. O Canvas, por exemplo, é muito usado na criação e planejamento de conteúdo, o mLabs auxilia na programação de postagens nas redes sociais e o SEMRush serve para o entendimento de palavras-chave mais adequadas e buscadas e análise da concorrência. Seu conteúdo vai converter mais e, com isso, você vai gastar menos tempo e dinheiro, já que essas ferramentas permitem produção, análise e planejamento melhor e em menos tempo.

5. Analise os dados

O universo do marketing digital gera uma quantidade de dados gigantesca e eles devem ser olhados com muita atenção. Sua análise permite saber se uma campanha está indo bem e o que precisa ser melhorado. Por isso, é importante conhecer mais a fundo sobre métricas e KPIs, para saber como traçar metas e se as ações estão ou não funcionando. As métricas são os dados em si, ou seja, o número de curtidas e compartilhamentos de um post e a quantidade de produtos vendidos, por exemplo. Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores-chave de performance que permitem analisar o negócio como um todo a partir das métricas e de outros indicadores.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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