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Marketing Digital como meio de sucesso dos negócios das empresas

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Estar presente na mente dos consumidores é essencial para a perenidade da empresa e de seus negócios

Por Edmir Kuazaqui*

Em tempos de ambientes internacionalizados, disruptivos, exponenciais e com necessidade de grande competitividade, estar presente na mente dos consumidores é essencial para a perenidade da empresa e de seus negócios. Com as constantes mudanças e transformações de mercado, envolvendo os fatores já citados, bem como a realidade intergeracional e o avanço cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI), as empresas devem aplicar, além das estratégias tradicionais de marketing, àquelas relacionados ao Marketing Digital. Essa utilização não deve ser de forma empírica, aleatória ou mesmo simplesmente emocional, muito pelo contrário: deve ser utilizada em equilíbrio com as mídias tradicionais, de forma a aumentar a amplitude, alcance e resultados da comunicação.

Conforme pesquisa realizada pelo autor desta reflexão, as grandes empresas estão conscientes da importância da utilização das ferramentas digitais de marketing sem, contudo, indicar de forma pragmática aplicações e métricas totalmente corretas e capazes de correlacionar previamente os resultados a serem auferidos frente aos objetivos necessários de comunicação. Tal fato está relacionado a multiplicidade de ferramentas e aplicações, sem uma curva de experiência mais extensa e homogênea, geralmente individualizada a cada empresa e/ou negócio, que preconiza num certo grau de premissas que irão sendo comprovadas no decorrer de cada aplicação. Essas premissas estão sustentadas no quanto a empresa conhece o mercado. E nem sempre ela conhece plenamente o mercado e o setor onde atua. Neste sentido, vale dizer que muitas vezes, embora sem dados e informações mais consolidadas, as ferramentas devem ser utilizadas com racionalidade e não emoção ou empirismo, com critério e cautela, no sentido de aumentar as expectativas de resultados das empresas.

Outro ponto fundamental é que a empresa consiga vender suas experiências para a sua carteira de clientes. A experiência do consumidor é fundamental, dentro da Economia da Experiência, onde é construída e sustentada um processo cognitivo de relacionamento emocional entre empresa, produto, serviço, marca e o cliente, aprofundando a fidelização e, consequentemente, as relações comerciais entre as partes envolvidas. Para que todo esse processo se realize, não adianta somente entender a empresa e o que ela comercializa, mas é essencial que se compreenda o mercado, como ele se comporta, seus hábitos, posturas e atitudes que tornam o processo de desenvolvimento estratégico de marketing um verdadeiro desafio positivo e contributivo para atender as necessidades e desejos de um mercado agora sempre em rápida transformação.

Fidelização e principalmente relacionamentos duradouros envolvem experiências diferentes, individualizadas e mais inteligentes por meio do tradicional e da tecnologia, que serve para melhorar os negócios e seus processos e não reduzir simplesmente reduzir custos. Uma das principais reclamações dos consumidores é a propaganda de massa, sem direcionamento e foco, como por exemplo o recebimento de mensagens no celular ou mesmo pelo WhatsApp.

Depois, por vezes, a estratégia pode estar correta, mas nem sempre a execução é adequada, pois não depende somente da empresa, mas de todo o Sistema de Valor envolvido, dos stakeholders envolvidos, bem como de uma Proposta de Valor única e significativa. O Marketing Digital veio para ficar, a Transformação Digital já ocorreu e é o momento para entender como a empresa pode, com todas as ferramentas de marketing disponíveis, se posicionar da melhor forma possível no mercado e conquistar a perenidade e solidez sonhada. E respeito máximo ao Consumidor.

*Professor da ESPM. Doutor e mestre em Administração, com linhas de pesquisa em Marketing e Comércio Internacional, Cinematográfico, Digital, Marketing Turístico, de Hospitalidade e Saúde. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA SP.

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