fbpx
LOADING

Digite para procurar

Marketing de moda: entenda a importância de se especializar na área

Roberta De Lucca
Compartilhar

Segundo curadora da Hub de Moda e Luxo da ESPM, as empresas precisam de profissionais capacitados para atuar na área

“Quantas empresas ainda vendem o produto sem foco no consumidor? E na moda? Quantas empresas você conhece que ainda tem o foco na venda de produto? Quantas aplicam o conceito de marketing na prática em sua totalidade?”. É o que questiona Katherine Braun, curadora do Hub de Moda e Luxo da ESPM, provocando as corporações a pensarem na sua relação com o marketing de moda.

Segundo a professora, ainda é comum as grandes marcas terem pessoas de marketing sem especialização no segmento, mas o mercado mudou e surgiu a necessidade de profissionalização da gestão de marketing em moda e beleza. Se antes esse departamento pensava basicamente em colocar uma coleção na rua e comemorar os resultados das vendas, hoje o cenário é diferente. O comércio online e as redes sociais transformaram a maneira de ofertar bens de consumo e é preciso se adaptar.

Mudança de mindset

“Os fundadores das empresas nascidas na era da internet criaram suas marcas e entendem que a dinâmica de negócio é diferente e, consequentemente, entendem a importância do marketing segmentado”, diz Katherine, explicando que essa visão atual ainda confronta com o que ela define como uma “miopia de moda”. “É a empresa que trabalha nos moldes dos anos 1980, com um gerente de marketing que domina o assunto até metade do caminho e precisa dos profissionais mais novos, dotados de uma gigantesca bagagem do universo digital.”

O novo modelo parte de uma mudança do mindset cristalizado, de que para vender roupa basta uma loja física. Para as empresas há vantagem nessa transformação, porque houve uma digitalização do consumo e profissionais especializados têm conhecimento para conceber ações customizadas para os diversos canais de compras que existem hoje. Além disso, o marketing de moda e beleza se aprofunda no posicionamento de marca que alimenta a fidelização e conquista novos clientes.

O que faz o profissional de marketing de moda

O trabalho se baseia na ideia de que o desenvolvimento da estratégia do produto mira os diferentes tipos de público. Isso requer profissionais com uma visão atualizada no setor, que acompanhem tendências, comportamentos de consumo, que conheçam e saibam trabalhar com as ferramentas disponíveis e também com outros departamentos da empresa no desenvolvimento de estratégias e ações integradas.

Na prática, se traduz em escolher o influenciador para representar a marca, patrocinar eventos alinhados com o produto ou criar campanhas de acordo com o tipo de mídia. Finanças, vendas, gestão de negócios digitais, planejamento de campanhas, produção de conteúdo e análise de ambientes são algumas demandas cotidianas de quem trabalha com moda e beleza.

Como se especializar em marketing de moda

Essa atuação amplificada permite criar mais e melhor e transformar a gama de produtos oferecidos por uma marca. Moda e beleza, hoje, praticamente não se dissociam. Afinal, um look pede make e vice-versa. Por esse motivo, tem surgido cursos de especialização como Design de Moda e pós-graduação em Negócios e Marketing Digital Para Moda e Beleza, além de outras segmentações para capacitar profissionais com as competências que o mercado necessita.

Bem formada, uma pessoa coordena e participa de projetos adequados a cada tipo de público que uma marca deseja atingir e traz soluções inovadoras. “O mercado é lúdico e interessante, e uma especialização no segmento, como uma pós-graduação, transforma a carreira de muitas pessoas. Inclusive, é opção para quem não é desse mercado, mas pretende entrar para o segmento da moda. O mercado precisa de gente boa, com visão holística e tem muito espaço para os profissionais capacitados”, diz Katherine.

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *