Marketing

Mídia Out Of Home: vale a pena investir em publicidade externa na quarentena?

Especialistas do setor analisam o mercado de OOH durante a pandemia e dão dicas de como as marcas podem utilizar a veiculação externa neste momento de crise

Com uma circulação menor de pessoas nas ruas, necessária para o combate ao espalhamento do Covid-19, muitas empresas deixaram de anunciar em mídias Out of Home (meios de veiculação externa de publicidade). É o que conta Dannie Dubin, diretor da Ativa Multicanal, empresa do Rio Grande do Sul especializada em mídia OOH. “O mercado está totalmente retraído, com apenas 20% de ocupação dos espaços”, diz o especialista. “Será um ano bem difícil, com o primeiro semestre perdido, mas com uma possível recuperação no segundo semestre”.

Segundo Dublin, planos de saúde e governos são os principais anunciantes neste tipo de mídia durante a pandemia, utilizando o OOH para campanhas de “conscientização e ações de solidariedade”.

Paola Zanchi, professora de Mídia e Pontos de Contato da ESPM, lembra que, apesar do isolamento social, as pessoas continuam saindo de casa para utilizar serviços essenciais. Por isso, acredita que empresas que investirem agora nesse tipo de veiculação podem colher bons frutos ao final da crise.

Mas a especialista faz um alerta: não é um bom momento para campanhas com apelo comercial. “Neste momento de crise, as marcas podem usar esse tipo de mídia como uma oportunidade para conscientizar as pessoas e não para vender produtos/serviços. Qualquer apelo ‘comercial’ neste momento pode gerar um impacto negativo para as marcas”.

Paola cita como exemplos positivos de campanha durante a pandemia, ações da Webmotors e do Itaú. “Essas empresas utilizaram os relógios de rua na cidade de São Paulo como apelo para as pessoas ficarem em casa e, também, como apoio aos profissionais da área de saúde”.

Campanha do Itaú em apoio aos profissionais da saúde Foto: Reprodução/Twitter Agência Africa
Campanha da Webmotors pede que pessoas fiquem em casa Foto: Reprodução

Vantagens do OOH

segundo a professora Paola Zanchi:

– Flexibilidade Geográfica

– Alta frequência

– Grande alcance da audiência em massa

– Potencial de impacto

– Engajamento dos consumidores

– Boa relação custo-benefício

Filipe Oliveira

Editor do #Trendings.

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