Marketing

‘Tenho produtos para companhias, mas é o ser humano do outro lado quem compra’, diz CMO da Microsoft

Luciana Lancerotti, CMO da Microsoft no Brasil, em palestra no Future Summit, realizado na ESPM Foto: Murilo Moser

Luciana Lancerotti falou sobre os desafios do marketing moderno, durante o Future Summit 22, evento sobre carreira e inovação realizado na ESPM

Trabalhar com marketing envolve muito mais do que entender as demandas do mercado. De acordo com Luciana Lancerotti, CMO da Microsoft no Brasil, quem escolhe seguir essa carreira também precisa fazer o exercício de olhar para o público que vai consumir determinados produtos. O cenário em que essas pessoas se encontram e as mudanças tecnológicas que as acompanham também não podem ser deixados de lado. “Eu tenho produtos para companhias, mas é o ser humano do outro lado quem compra”, disse Luciana, que palestrou no Future Summit 22, evento universitário sobre carreira e inovação, realizado em parceria com a ESPM.

A executiva falou sobre os desafios do marketing moderno em um painel que também contou com a participação de Caio Bianchi, gerente de Educação Continuada da ESPM, e Adriana Gomes, coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira a seguir três pontos apontados pelos especialistas como fundamentais para o profissional do marketing nos dias de hoje: 

Ter um olhar mais humano

Na opinião dos profissionais, um dos desafios é promover um olhar mais humano sobre o público que se deseja atrair. Segundo eles, muito além de vender um determinado produto, também é preciso pensar sobre quem vai consumi-lo e que tipo de impacto isso vai ter para o planeta. “A gente vai falar sobre o que aquele ser humano do outro lado quer consumir, em que formato, em que momento, do jeito dele”, afirma Lancerotti. “Ninguém é mundo corporativo, ninguém é CNPJ. Todo mundo é alguém na essência”, completa. “Ter um olhar mais humano é não colocar todo mundo na mesma cesta, nivelar do mesmo jeito, falar da mesma forma”, reflete Gomes.

Desconstruir a ideia de um profissional perfeito

“Talvez não tenha a necessidade de ter essa perfeição ou esse controle sobre todas as dimensões da nossa vida”, comenta Bianchi. A CMO da Microsoft no Brasil lembra que situações inesperadas, como foi o caso da pandemia de covid-19, podem acontecer e promover mudanças de última hora. Nesse caso, ela recomenda fazer um planejamento. “Eu preciso saber onde, um dia, eu pretendo chegar”, diz. “Todo dia, a gente vai ter que revisitar, olhar e não é sobre ser perfeito”, acrescenta.

Conciliar diversidade e competências

Outro ponto apontado pelos profissionais como um dos desafios do marketing moderno é a formação de equipes mais diversas a partir do entendimento de que as pessoas têm individualidades e competências que podem ser combinadas de maneiras diferentes. “É muito legal ter competências técnicas, porque elas são fundamentais. Mas o que faz diferença é a competência humana”, reforça Gomes. “A gente tem uma via de duas mãos. Enquanto a gente tem, dentro das organizações, a necessidade de lideranças compreenderem essa individualidade, por outro lado, a gente tem os profissionais de entrada de mercado, principalmente, já trazendo esse reconhecimento”, adiciona Bianchi.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Aprenda o que é comunicação assertiva

Entenda o que é e porque é importante saber adotar essa soft skill para o…

2 dias ago

Veja como fazer uma carta de apresentação para faculdade

Especialistas ensinam como estruturar e a escrever esse documento essencial para demonstrar as qualidades e…

3 dias ago

Entenda a importância da comunicação no ambiente de trabalho

Especialista explica porque falar com clareza e objetividade é uma competência de grande valor para…

1 semana ago

Como fazer análise SWOT

Especialista explica o que é, para que serve e como usar essa ferramenta de gestão…

1 semana ago

10 dicas sobre como melhorar a comunicação com sua equipe

Especialista lista os principais pontos que um bom líder deve trabalhar para ser assertivo na…

2 semanas ago

O que é desenvolvimento pessoal

Entenda como a aquisição de competências pessoais pode beneficiar sua carreira e veja dicas para…

2 semanas ago

This website uses cookies.