Quando iniciamos um negócio, logo vem a grande dúvida: como conquistar meu primeiro cliente? Pode parecer uma missão quase impossível, mas não é. Com simples exercícios de análise, muita calma, persistência e força de vontade, você conquistará não só seu primeiro como muitos outros clientes.
Separei algumas dicas e exercícios que irão ajudar nessa tarefa.
Antes de queremos ter nosso primeiro cliente, precisamos saber quem são eles ou elas? Para isso precisamos analisar e conhecer nossos produtos, para entendermos qual o perfil das pessoas que irão consumir.
Sabendo quem são eles, agora é a vez de pensarmos como chegar até eles. Será que é através das redes sociais? Venda de porta em porta?
Toda vez que você abordar alguém oferecendo seus produtos, escute o que a pessoa tem a dizer. Ela irá ajudar na sua análise de venda e prospecção. Veja se explicou direitinho seu serviço ou produto. Repare se ficou alguma dúvida, e se sim, quais foram, como a pessoa reagiu com a sua abordagem…
Após tentar realizar uma venda, independente se o resultado foi positivo ou negativo, peça um feedback para as pessoas. Entenda quais foram os motivos que levaram a pessoa a fechar negócio com você ou então, quais foram os motivos que a levaram a não fechar. Reflita sobre os pontos abordados e na medida do possível, faça mudanças para melhoria do seu produto, serviço e ou venda.
Demonstre confiança em seus serviços, defenda-os, tentando convencer a pessoa de que para aquele problema que ela tem, seu produto é a solução. Mostre o valor que ele tem, só assim você conseguirá defender o preço de custo dele. Não baixe seu preço apenas para agradar ou fechar com um cliente. Tome muito cuidado com isso, uma vez com seu preço lá embaixo será muito difícil conseguir voltar ao valor original.
Antes de tudo, entenda que ter concorrentes é bom. Tem mercado para todo mundo, então use e abuse de seus concorrentes a seu favor. Estude-os, veja como eles fazem o atendimento, a venda, os produtos, serviços. Com uma boa análise, você conseguirá usufruir de maneira positiva dos exemplos já existentes do mercado e os adaptar para sua empresa.
Lembre-se que podemos ter mais de um tipo de cliente para nossos produtos. Então sempre é bom se perguntar quem são seus clientes, como estão, quais são seus hábitos e formas de consumo. Estar atendo ao que acontece ao seu redor irá fortalecer a sua marca.