Negócios

7 empresas com mais de mil anos de mercado

Pensar em negócios que já ultrapassaram um século de existência pode (surpreendentemente!) ser fichinha perto de outras “anciãs” ainda na ativa

Qual a expectativa de vida de uma empresa? Quais das startups unicórnios de hoje estarão por aqui na virada para o século 22? Difícil saber. Mas uma coisa é certa: há muitas empresas ao redor do mundo que, mesmo tendo ultrapassado o primeiro milhar, mostram disposição para seguir batendo recordes de longevidade…

1.443 anos

A construtora de templos budistas Kongo Gumi, criada pela família coreana Kongō no ano 593 em Osaka, no Japão, oficialmente existiu até o ano de 2007 – quando foi comprada pelo Takamatsu Construction Group, da qual passou a ser uma subsidiária. Se considerarmos que ela deixou de ser uma empresa autônoma, e descontarmos esse tempo, ainda sobram muitos anos nessa conta: 1.429. O suficiente para ela ser considerada a empresa mais antiga a chegar ao século 21…

La casa de metal

A primeira casa da moeda foi criada no Reino Unido: a Royal Mint vem desde 886 (portanto, há 1.135 anos) cunhando as moedas que circulam não apenas nos bolsos dos súditos da Rainha Elizabeth II, mas também em outros países. Coincidentemente, a empresa mais antiga do Brasil ainda em operação é a nossa Casa da Moeda, fundada em 1694, há singelos 327 anos, quando teve início a descoberta do ouro na então colônia. Aliás, outros três países das Américas também têm casas da moeda como suas empresas mais antigas e longevas ainda em atividade: México (1534 – ou 487 anos), seguido do Peru (1565, a mais antiga da América do Sul, com 456 anos) e a Colômbia, que inaugurou a sua há exatos 400 anos, em 1621.

Hospitalidade pelos séculos

E, mais uma vez, a longevidade japonesa se faz presente: o hotel Nisiyama Onsen Keiunkan, fundado no ano 705, soma singelos 1.316 aninhos – mas segue firme recebendo hóspedes na cidade de Hayakawa.

Santa longevidade

Criado como hospedaria no ano de 803 na Abadia de São Pedro em Salzburg, na Áustria, o Stiftskeller St. Peter, que também é um restaurante, é o negócio de hospedagem e alimentação mais antigo da Europa: 1.218 anos.

Envelhecendo como vinho

Fica na Alemanha a vinícola mais antiga do mundo ainda em atividade, a Staffelter Hof, criada por concessão do Rei Lothars II aos monges de um monastério há 1.159 anos, em 862. Aliás, os monges costumavam ser beneficiados na produção e acesso a boas bebidas – tanto que, também na Alemanha, está a cervejaria mais antiga em operação: a Weihesntephan Brewery, com “apenas” 972 anos, fundada em 1.040.

Badaladas milenares

É uma fundição inicialmente especializada na produção de sinos a empresa mais antiga da Itália. A Marinelli sobreviveu desde o ano 1.000 por exatos 1.021 anos, diversificando o portfólio com artigos religiosos.

The oldest pub

Só poderia ficar na Irlanda! Trata-se do Sean’s Bar, inaugurado no ano 900 – e há 1.121 faz a alegria etílica de seus frequentadores.

Foto de abertura do hotel Nisiyama Onsen Keiunkan: Divulgação 

LEIA TAMBÉM:

LGPD: 10 desafios para as empresas se adequarem

Por que é difícil fazer negócios no Brasil

Como uma incubadora pode ajudar o seu negócio

Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Recent Posts

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

7 horas ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

3 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

6 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

1 semana ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

This website uses cookies.