fbpx
LOADING

Digite para procurar

7 empresas com mais de mil anos de mercado

Jorge Tarquini
Compartilhar

Pensar em negócios que já ultrapassaram um século de existência pode (surpreendentemente!) ser fichinha perto de outras “anciãs” ainda na ativa

Qual a expectativa de vida de uma empresa? Quais das startups unicórnios de hoje estarão por aqui na virada para o século 22? Difícil saber. Mas uma coisa é certa: há muitas empresas ao redor do mundo que, mesmo tendo ultrapassado o primeiro milhar, mostram disposição para seguir batendo recordes de longevidade…

1.443 anos

A construtora de templos budistas Kongo Gumi, criada pela família coreana Kongō no ano 593 em Osaka, no Japão, oficialmente existiu até o ano de 2007 – quando foi comprada pelo Takamatsu Construction Group, da qual passou a ser uma subsidiária. Se considerarmos que ela deixou de ser uma empresa autônoma, e descontarmos esse tempo, ainda sobram muitos anos nessa conta: 1.429. O suficiente para ela ser considerada a empresa mais antiga a chegar ao século 21…

La casa de metal

A primeira casa da moeda foi criada no Reino Unido: a Royal Mint vem desde 886 (portanto, há 1.135 anos) cunhando as moedas que circulam não apenas nos bolsos dos súditos da Rainha Elizabeth II, mas também em outros países. Coincidentemente, a empresa mais antiga do Brasil ainda em operação é a nossa Casa da Moeda, fundada em 1694, há singelos 327 anos, quando teve início a descoberta do ouro na então colônia. Aliás, outros três países das Américas também têm casas da moeda como suas empresas mais antigas e longevas ainda em atividade: México (1534 – ou 487 anos), seguido do Peru (1565, a mais antiga da América do Sul, com 456 anos) e a Colômbia, que inaugurou a sua há exatos 400 anos, em 1621.

Hospitalidade pelos séculos

E, mais uma vez, a longevidade japonesa se faz presente: o hotel Nisiyama Onsen Keiunkan, fundado no ano 705, soma singelos 1.316 aninhos – mas segue firme recebendo hóspedes na cidade de Hayakawa.

Santa longevidade

Criado como hospedaria no ano de 803 na Abadia de São Pedro em Salzburg, na Áustria, o Stiftskeller St. Peter, que também é um restaurante, é o negócio de hospedagem e alimentação mais antigo da Europa: 1.218 anos.

Envelhecendo como vinho

Fica na Alemanha a vinícola mais antiga do mundo ainda em atividade, a Staffelter Hof, criada por concessão do Rei Lothars II aos monges de um monastério há 1.159 anos, em 862. Aliás, os monges costumavam ser beneficiados na produção e acesso a boas bebidas – tanto que, também na Alemanha, está a cervejaria mais antiga em operação: a Weihesntephan Brewery, com “apenas” 972 anos, fundada em 1.040.

Badaladas milenares

É uma fundição inicialmente especializada na produção de sinos a empresa mais antiga da Itália. A Marinelli sobreviveu desde o ano 1.000 por exatos 1.021 anos, diversificando o portfólio com artigos religiosos.

The oldest pub

Só poderia ficar na Irlanda! Trata-se do Sean’s Bar, inaugurado no ano 900 – e há 1.121 faz a alegria etílica de seus frequentadores.

Foto de abertura do hotel Nisiyama Onsen Keiunkan: Divulgação 

LEIA TAMBÉM:

LGPD: 10 desafios para as empresas se adequarem

Por que é difícil fazer negócios no Brasil

Como uma incubadora pode ajudar o seu negócio

Tags:
Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *