Persuasão é um conceito que, quando aplicado no setor de negócios, por exemplo, pode funcionar como estratégia para atrair e fidelizar clientes. Quer ampliar os seus conhecimentos sobre esse tema? A equipe do Trendings montou uma lista com oito livros sobre persuasão e influência. Confira:
A finalidade deste livro é explicar como funciona o processo de persuasão, além de como isso se aplica ao comportamento humano durante um momento de tomada de decisão – seja sobre questões pessoais ou profissionais. Reciprocidade, aprovação social e escassez também são alguns dos princípios explorados na obra.
Como o subtítulo já denuncia, a proposta deste livro inclui mostrar como e por que “a influência começa antes mesmo da primeira palavra”. “Com as técnicas apresentadas pelo autor, qualquer pessoa pode criar um ambiente propício em que possa exercer influência”, diz a sinopse.
Além de persuasão, outra palavra-chave que resume um dos objetivos deste livro é encantamento. Na opinião do autor, o método que ele chama de encantamento – quando praticado corretamente – pode promover resultados mais eficientes do que estratégias que envolvem persuasão, influência ou outras técnicas de marketing consideradas tradicionais.
Trata-se de um livro sobre negociação. Por meio de exemplos práticos, o autor apresenta dicas e técnicas que podem ser utilizadas em diferentes situações do cotidiano – o que inclui trabalhar em parceria para encontrar opções criativas e justas, alcançar objetivos sem prejudicar o relacionamento, e negociar com pessoas consideradas difíceis ou que ocupam cargos superiores.
Mais um livro sobre influência e relacionamentos humanos. O autor promete levantar discussões sobre como esse tipo de interação pode interferir no crescimento pessoal e profissional de uma pessoa, além de identificar quais caminhos podem levar essa prática a ser vista como sinônimo de uma boa liderança.
Um livro cuja finalidade é evidenciar os princípios e as qualidades de ideias consideradas bem-sucedidas. Entre os temas explorados estão tópicos sobre como aproveitar a essência de uma ideia, como atrair e manter a atenção das pessoas, e como levar as pessoas a se importarem com sua ideia.
Este livro propõe outra abordagem sobre persuasão e influência. Nesse caso, a estratégia utilizada é a comunicação. Responder quando alguém inicia uma conversa crucial com você, abordar temas de inclusão e diversidade, e estabelecer uma comunicação mais eficiente nos meios digitais são algumas das recomendações do autor para lidar com conversas difíceis e alcançar resultados.
Uma espécie de manual de boas práticas sobre como atrair e influenciar pessoas de uma forma positiva. “Desvenda os enigmas da influência e mostra como é possível fazer com que as pessoas confiem em você para convencê-las do seu ponto de vista – e concluir negócios”, diz a sinopse.