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Plano de negócios: o que é e como fazer

Roberta De Lucca
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Documento reúne informações essenciais para um empreendedor tirar sua ideia do papel e é um importante guia para os investidores

Todo negócio precisa de planejamento, porque com ele o empreendedor consegue ter uma visão geral do mercado e de tudo o que vai ser necessário para tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática. Isso serve não apenas como um roteiro, mas também é um material de apoio balizador para que o empreendedor possa utilizá-lo em sua argumentação numa rodada de investimento. Por esse motivo, o plano de negócios deve ser feito com seriedade. “O investidor analisa o documento como se estivesse numa banca examinadora de uma tese de doutorado. Ele é rigoroso, que saber os porquês, pergunta detalhes, esmiúça e espera que a apresentação do projeto traga todas as respostas”, explica Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM em São Paulo.

O plano de negócios é um documento que especifica, em linguagem muito bem escrita e formal, a organização de vários elementos que compõem um negócio. É uma ferramenta que estrutura o pensamento e ordena as informações que o empreendedor necessita para refletir sobre as etapas para a concretização da sua ideia a curto, médio e longo prazos. Ele é feito com base em seis pontos, explicados a seguir por Letícia Menegon.

Sumário executivo

É o texto que apresenta o produto ou serviço e as ações que serão feitas em termos de produção, atendimento, inserção no mercado, investimento e estimativa de lucro. Empreendedores que buscam investidores têm de preparar o sumário executivo com muito cuidado e atenção. É a partir dele que o prospectivo parceiro vai se interessar ou não pelo serviço ou produto e, portanto, sua descrição deve ser atraente, destacar os diferenciais, as oportunidades do negócio em seu segmento e no mercado de maneira geral, as características, os diferenciais e as vantagens frete à concorrência, os recursos necessários para a sua produção e distribuição. Esse descritivo é um resumo do que e como vai ser feito e seu propósito é chamar a atenção de possíveis investidores.

Plano administrativo

Aqui se explica como vai ser a administração da empresa. Sua constituição legal, a composição dos cargos-chave e as responsabilidades de cada uma dessas posições, se existem membros de conselho consultivo e o que é esperado deles, a quantidade de funcionários e as linhas gerais da remuneração da equipe. Os gestores devem ser apresentados juntamente com suas experiências anteriores, o que dá credibilidade, e as pessoas mais novas devem ser apresentadas por sua formação acadêmica e cursos complementares de aprendizado.

Plano de produto ou serviço

Tudo o que se refere a um produto ou serviço é contemplado neste capítulo. As informações são detalhadas e descrevem de onde vem a matéria-prima, seu processo de produção e impactos ambientais, possibilidade de reciclagem, ciclo de vida, maquinário e tecnologia necessária para a fabricação, entre outros. O texto também aponta se o produto traz uma solução pela qual o mercado ansiava ou se a partir dele podem surgir subprodutos que darão continuidade ao projeto.

Plano de marketing

Um plano de marketing precisa se basear em dados e informações que vão nortear toda a estratégia de desenvolvimento e lançamento de um serviço ou produto. Deve conter um perfil do setor, apresentando o tamanho do mercado, seu potencial de crescimento e as tendências relacionadas a esse segmento. Isso traz consistência para a descrição do negócio e para a própria análise da penetração no mercado, e permite definir e conhecer o perfil do cliente e sua representatividade. Outros fatores que devem constar no plano de marketing são alcance geográfico do projeto, a precificação que pode variar conforme a região do país, a campanha publicitária e as mídias escolhidas para a divulgação, além da distribuição.

Plano de operação

É necessário saber quais são os processos mínimos de operação para produzir o produto ou desenvolver o serviço e como vai ser o trabalho de atendimento a clientes. Quais serão os canais de atendimento escolhidos, qual será o tempo médio de resposta e quem vai fazer esse trabalho, uma equipe própria ou terceirizada? No tratamento com fornecedores, qual vai ser o fluxo mínimo de pedido e recebimento de materiais? Quais serão os agentes e as etapas de distribuição de um produto ou de atuação na prestação de um serviço?

Plano financeiro

Investidores querem entrar em um negócio para ganhar dinheiro. Portanto, a apresentação de dados financeiros tem de ser consistente, realista e verdadeira. Os investidores que foram seduzidos pela explanação do sumário vão olhar os números antes de se inteirarem sobre os detalhes do trabalho. Eles querem saber se as projeções de venda e lucro fazem sentido, se o pressuposto financeiro está bem fundamentado e considera variantes como inflação e crescimento ou retração da economia. O ideal é fornecer o máximo de informações, incluindo projeção otimista, realista e pessimista para um desenho adequado dos possíveis cenários.

Como montar um plano de negócios

De maneira geral as pessoas fazem seu planejamento baseadas no Business Model Canvas, popularmente conhecido por Canvas, um esquema visual que permite a várias pessoas interagirem durante a concepção de um projeto.

Canvas Modelo de Negócios

Como preencher o Modelo de Negócios

A Endeavor Brasil, uma rede de apoio ao empreenedorismo, disponibiliza um guia em PDF de onde extraímos os dados que devem constar em cada bloco do Canvas, reproduzidos abaixo:

1. Segmentos de clientes: Que clientes (mercados, segmentos, nichos) sua empresa quer atingir?

2. Proposta de valor: Qual (is) benefício (s) sua empresa oferece a seus clientes?

3. Canais: Como a sua empresa atinge (se comunica com) seus clientes (ou segmentos de clientes) e entrega sua proposta de valor?

4. Relacionamento com o cliente: Quais relacionamentos sua empresa estabelece com os seus (segmentos de) clientes?

5. Fontes de receitas: Quais são as fontes de receitas de cada segmento de clientes?

6. Recursos-chave: Quais são os recursos (ativos) mais relevantes demandados para que o modelo de negócio planejado funcione?

7. Atividades-chave: Quais são as atividades mais importantes que devem ser feitas para que a empresa consiga implementar seu modelo de negócio?

8. Parcerias-chave: Quais são os fornecedores e parceiros necessários para que o modelo de negócio seja adotado?

9. Custos: Quais são os custos (despesas, gastos) que a empresa terá ao colocar o modelo de negócio planejado em prática?

O Sebrae possui um site para criação de modelos de negócio, que já tem um template com blocos específicos.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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