Ponto de Vista

Mesmo empregado, pense como empreendedor

Até bons profissionais podem, com o tempo, cair na armadilha de esperar que alguém diga o que deve ser feito ou o caminho a ser tomado

A pior praga no campo do trabalho é o profissional que, mesmo diante do fracasso fragoroso de seu time, setor ou da empresa inteira, responde com empáfia olimpiana “eu fiz a minha parte”. Só um aviso: o Fordismo já tem mais de 100 anos…

Muita água já rolou debaixo dessa ponte da vida corporativa. Vivemos tempos de team work, de sinergia entre áreas, de abrir ou fechar os espaços de trabalho… Ou seja: o universo do trabalho é dinâmico em suas necessidades e nas respostas que se encontram para elas.

Hoje, com todas as mudanças que a 4ª revolução industrial tem provocado, literalmente, um terremoto com a sua nova lógica pós-industrial, entramos em um tempo no qual cadeias produtivas e decisórias baseadas na verticalidade ou no “manda quem pode, obedece quem tem juízo” estão sofrendo ainda mais que todas as demais formas de organização do trabalho.

A grande novidade (que, assim como team work e sinergia também pode virar jargão com gosto de passado) é abrir a possibilidade de que todas as pessoas dentro das organizações se sintam empreendedoras. Isso mesmo: por que apenas “quem manda” pode ter ideias e iniciativa? Ou mais: será que quem lidera tem a disposição para correr riscos com coisas novas – ou, uma vez “lá”, será do “não se mexe em time que está ganhando”?

Hoje, uma das maiores forças das empresas está na sua capacidade para intraempreender, abrir espaço para surgirem novos negócios, novos produtos e (por que não?) até mesmo novas empresas ou ramos de atividade.

Essa “mágica”, porém, só acontece quando, além de haver espaço para isso dentro das organizações, haja na outra ponta profissionais que não pensem “tô fazendo o meu” ou ainda “não sou pago pra isso…”.  Pode ser que seja feita a sua vontade – e você passe mesmo a não ser pago pra isso (e pra mais nada…).

LEIA TAMBÉM:

Como uma incubadora pode ajudar o seu negócio

Quiz: você está por dentro das gírias corporativas?

8 lições para empreender com sucesso

Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Recent Posts

Veja como lidar com erros no trabalho

Especialista destaca a importância de ambientes psicologicamente seguros e relações mais transparentes para diminuir a…

17 minutos ago

Letramento digital: veja desafios dos líderes na era da IA

Edney Souza, conselheiro em tecnologia e inovação, fala sobre a falta de letramento digital de…

1 dia ago

Trabalhar em casa: 13 dicas para ser produtivo

Qual o ambiente ideal? Quais são as maiores distrações do home office? E como lidar…

1 semana ago

SEM e SEO: conheça essas estratégias e veja como podem ser aplicadas

Entenda as táticas para posicionar uma marca nos primeiros resultados das buscas no Google e…

1 semana ago

Entenda o que é projeto de vida

Descubra o que é esse planejamento, quais são seus benefícios e aprenda como o desenvolver…

2 semanas ago

Entenda o que é o marketing 5.0

Saiba porque essa versão do marketing busca oferecer mais que produtos e atendimento. Agora é…

2 semanas ago

This website uses cookies.