LOADING

Digite para procurar

9 livros sobre tecnologia para conhecer a história do Vale do Silício

Isabela Moreira
Compartilhar

De biografias a análises aprofundadas: seleção traz livros sobre tecnologia para conhecer as pessoas e ideias por trás das grandes empresas do setor

Há livros sobre tecnologia que falam sobre fundadores de grandes empresas, outros que contam histórias importantes que abriram precedentes na área. A seleção feita pela equipe do #Trendings traz um pouco de cada: a trajetória de Steve Jobs contada pelo biógrafo que ele mesmo escolheu, um relato sobre como a liberdade de expressão virou justificativa para o discurso de ódio e a história de uma das maiores fraudes de que se tem conhecimento no setor.

Todos esses caminhos dão, é claro, no Vale do Silício, onde essas empresas nasceram e onde algumas das pessoas mais inovadoras e ricas do mundo fizeram seus nomes. Confira a lista completa abaixo — e boa leitura!

Steve Jobs, Walter Isaacson (2011)

Intrínseca, 792 páginas

Livro Steve Jobs, de Walter Isaacson

Foi o próprio Steve Jobs quem pediu para Walter Isaacson ser seu biógrafo. Afinal, o jornalista já tinha escrito livros sobre outras mentes brilhantes, como Albert Einstein e Leonardo da Vinci. De início, Isaacson foi relutante à ideia mas, por fim, passou anos acompanhando o cofundador da Apple e sua família.

Segundo o autor, Jobs deu alguns toques a ele, porém não teve controle sobre o livro. O resultado é Steve Jobs, que revela, em detalhes, a trajetória e a complexa mente do inventor e empresário que mudou a forma como lidamos com a tecnologia.

Os fundadores: a história do PayPal e dos empreendedores que moldaram o Vale do Silício, Jimmy Soni (2024)

Alta Books, 660 páginas

Os fundadores, Jimmy Soni

Uma análise das origens do PayPal e seus fundadores, que incluem Elon Musk e Peter Thiel, e como eles definiram o mundo moderno — e foram definidos por essa experiência. Este grupo atualmente forma uma rede considerada a mais poderosa do setor, sendo responsável por empresas como Tesla, Facebook, Youtube, Yelp e Linkedin, entre outras. Mas, antes disso, enfrentaram conflitos, concorrência, a emergência da fraude online generalizada e a ruptura da bolha da internet nos anos 2000.

Elon Musk, Walter Isaacson (2023)

Intrínseca, 656 páginas

Elon Musk, Walter Isaacson

Elon Musk entrou para o hall de grandes figuras biografadas por Walter Isaacson em 2023. Considerado o biógrafo mais importante da atualidade, o autor passou dois anos acompanhando de perto a rotina do CEO da Tesla e da SpaceX, presenciando diversos momentos da vida pessoal e profissional dele — inclusive, a compra por impulso do Twitter.

A obra se aprofunda no passado do empresário e deixa a pergunta: os demônios que impulsionam Musk são aquilo que é preciso para se chegar à inovação e ao progresso?

Vale da Estranheza: Fascínio e desilusão na meca da tecnologia, Anna Wiener (2022)

Companhia das Letras, 345 páginas

Vale da Estranha, de Anna Wiener

Eleito um dos melhores livros de 2020 pelo jornal The New York Times, Vale da Estranheza conta a experiência da autora no Vale do Silício em busca de um propósito. Wiener descreve a transição entre o mundo de extravagância que encontrou, no qual empreendedores inexperientes tinham sede por poder, e um cenário no qual, sob a justificativa da liberdade de expressão, os discursos de ódio começaram a ganhar força nas redes sociais.

A Máquina do Caos: Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo, Max Fisher (2023)

Todavia, 544 páginas

Máquina do caos, Max Fisher

Uma sociedade à mercê de forças contrárias a seus interesses? O jornalista do The New York Times Max Fisher investiga o impacto das redes sociais no mundo. Por meio de entrevistas com cientistas, delatores, políticos, teóricos e bilionários misantropos, ele disseca a história e o funcionamento das grandes empresas de tecnologia e o impacto global que as redes sociais têm nas nossas vidas.

O Código: As verdadeiras origens do Vale do Silício e o Big Tech para além de mitos, Margaret O’Mara (2021)

Alta Books, 511 páginas

O Código, Margaret O'Mara

Tendo trabalhado na Casa Branca durante os governos de Bill Clinton e Al Gore nos primeiros dias da internet comercial, Margaret O’Mara é testemunha da relação próxima entre o Vale do Silício e as lideranças dos Estados Unidos. Décadas depois e com cinco anos de pesquisa ativa, ela publicou a história definitiva do Vale do Silício para a nossa era: com visionários, instituições poderosas e as crenças que geraram vitórias e graves efeitos colaterais também.

Código-fonte: Como tudo começou, Bill Gates (2025)

Companhia das Letras, 458 páginas 

Código-fonte, Bill Gates

Nesta autobiografia, Bill Gates conta, pela primeira vez, como se tornou quem é hoje. O cofundador da Microsoft parte de sua infância, suas primeiras aspirações e histórias de família, abordando o início da adolescência e a descoberta de um universo de códigos e computadores quando a área ainda estava começando. O fim da história todos já sabem, porém é Gates que revela exatamente como chegou lá.

Amazon sem limites: Jeff Bezos e a invenção de um império global, Brad Stone (2021)

Intrínseca, 512 páginas

Amazon sem limites, Brad Stone

A obra retrata como a Amazon, uma vez novata no varejo, silenciosamente transformou a forma como fazemos compras pela internet. Para isso, o jornalista Brad Stone teve acesso sem precedentes a executivos e funcionários da empresa, analisando a fundo a última década da Amazon, seus triunfos e derrotas. Stone também discute a evolução de Jeff Bezos, um empresário que um dia foi totalmente dedicado a seu empreendimento e, nos últimos anos, se afastou gradualmente do dia a dia da empresa, transicionando de CEO para presidente executivo.

Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício, John Carreyrou (2019)

Alta Books, 352 páginas

Bad blood, John Carreyrou

Recomendado por Barack Obama e Bill Gates, esta investigação revela os bastidores da Theranos, uma startup de biotecnologia que enganou grandes nomes do Vale do Silício. A empresa ficou bilionária com a promessa de desenvolver uma máquina que conseguiria fazer vários exames a partir de uma gota de sangue.

A mente por trás da empresa bilionária é Elizabeth Holmes, uma ex-aluna de Stanford tão brilhante que foi considerada a versão feminina de Steve Jobs. Ela queria revolucionar a indústria médica, mas a tecnologia não funcionou. Ainda assim, ela seguiu em frente com o negócio.

Tags:
Isabela Moreira

Repórter do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *