fbpx
LOADING

Digite para procurar

4 ferramentas de inteligência artificial para advogados

Redação Trendings
Compartilhar

Professor da ESPM indica ferramentas de inteligência artificial para otimizar o trabalho de advogados  

A evolução tecnológica tem promovido inovações em diferentes segmentos do mercado, inclusive no Direito, que já conta com ferramentas de inteligência artificial para advogados. “No cenário jurídico atual, o uso de Inteligências Artificiais (IAs) por advogados está se tornando essencial para manter a competitividade e a eficiência na condução de casos e na elaboração de documentos”, afirma Marcelo Crespo, coordenador de Direito da ESPM. Apesar desse cenário, o especialista também explica que ainda existem algumas limitações. Confira:  

1. Jurídico AI

Tem o objetivo de otimizar atividades que estão diretamente relacionadas ao cotidiano de profissionais que atuam no segmento de Direito. Entre as suas funcionalidades, estão a análise de documentos e contratos, auxílio em pesquisas jurídicas e assistência na preparação de casos.  

“É uma ferramenta desenvolvida especificamente para o Direito brasileiro, oferecendo uma precisão inigualável na criação de documentos jurídicos. Sua especialização nas normativas e peculiaridades do sistema jurídico nacional a torna uma escolha indispensável para advogados que buscam otimizar o tempo dedicado à análise e à estratégia dos casos”, diz.  

2. ChatGPT

Uma das ferramentas mais conhecidas popularmente e cuja finalidade é a geração de textos. “Embora promissor em tarefas gerais de redação e pesquisa, enfrenta limitações significativas quando aplicado ao Direito brasileiro. A falta de treinamento específico em legislação nacional e a ausência de acesso a uma base de precedentes e jurisprudência do Brasil podem resultar em documentos com erros ou inconsistências jurídicas”, comenta.  

3. Copilot

Ajuda na criação, edição e revisão de conteúdos produzidos em formato de texto. “Oferece um bom potencial em automação e geração de rascunhos de texto, mas sofre das mesmas limitações quanto à sua falta de especificidade na área legal brasileira. A ausência de um treinamento direcionado à legislação nacional e a carência de acesso a uma base de dados jurídica local tornam a ferramenta menos eficaz para a prática do Direito no Brasil”, afirma.  

4. Gemini

Oferece auxílio para uma variedade de atividades, que vão desde elaborar textos, gerar imagens e criar apresentações, por exemplo. “Seu foco em atender a um público global implica que suas funcionalidades não estão otimizadas para as necessidades específicas do sistema jurídico nacional. Para advogados que buscam precisão e conformidade legal, é fundamental optar por IAs desenvolvidas especificamente para o mercado brasileiro”, explica.  

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *