Os limites da inteligência artificial (IA) e os reflexos que essa tecnologia pode ter em diferentes setores da sociedade contemporânea têm se tornado pautas cada vez mais frequentes dentro e fora do ambiente corporativo. Uma das ferramentas mais conhecidas de IA atualmente é o ChatGPT. No entanto, existem outras inteligências artificiais que podem auxiliar os humanos em diversas tarefas. A equipe do Trendings selecionou algumas dessas tecnologias em um conteúdo publicado pelo site Elegant Themes.
A lista inclui ferramentas para criação de imagens, atendimento ao cliente, edição de áudio e vídeo, criação de conteúdo para as redes, conversão de texto em áudio e para a elaboração de currículos. Confira:
Entre as características desta ferramenta, estão a produção de textos e a criação de imagens e ilustrações. “É perfeito para escritores, profissionais de marketing e empresas que buscam melhorar a qualidade da escrita e simplificar os fluxos de trabalho de criação de conteúdo para uma melhor produtividade”, diz o texto.
Esta ferramenta promete, entre outras coisas, facilitar o processo de edição de áudios e vídeos. “Beneficia criadores de conteúdo, editores de vídeo e empresas que exigem vídeos e podcasts de alta qualidade com recursos de edição e serviços de transcrição fáceis de usar”, explica o artigo.
Esta é uma ferramenta cuja finalidade é a otimização de mecanismos de pesquisa. “É ideal para profissionais de marketing digital, criadores de conteúdo e proprietários de sites com o objetivo de otimizar seu conteúdo, aumentar as classificações dos mecanismos de pesquisa e superar os concorrentes nos resultados da pesquisa”, afirma a publicação.
Ferramenta mais famosa da lista e que oferece mais recursos. O ChatGPT pode programar, analisar dados, resolver problemas matemáticos, escrever músicas, roteiros, artigos e conteúdos para redes sociais, fazer traduções e muito mais. “Se destaca por aumentar a produtividade, simplificar a comunicação e fornecer suporte instantâneo para várias tarefas, tornando-o adequado para indivíduos e empresas”, diz o texto.
Esta ferramenta é responsável por produzir e editar diferentes vídeos a partir de conteúdos escritos. “É perfeito para designers, criadores de conteúdo e empresas que procuram uma solução automatizada para converter texto e vídeos longos em conteúdo de vídeo envolvente, aprimorando a narrativa visual”, explica o artigo.
Apesar de também ter os textos como matéria-prima, esta ferramenta funciona como uma espécie de assistente de gramática, identificando erros e sugerindo melhorias de escrita. “É adequado para estudantes, profissionais e escritores que desejam aprimorar suas habilidades de escrita e produzir conteúdo sem erros”, afirma a publicação. Importante destacar que a ferramenta ainda não funciona para o idioma português.
Trata-se de uma ferramenta cuja principal característica é converter textos escritos de diferentes idiomas em áudios. “É ideal para criadores de conteúdo, educadores e empresas que exigem conteúdo de áudio de alta qualidade para aplicativos como audiolivros, podcasts e materiais de e-learning, simplificando a produção de áudio”, diz o texto.
Como o próprio nome já adianta, esta é uma ferramenta que tem o objetivo de automatizar e simplificar processos de suporte ao cliente. “Foi projetado para empresas que desejam desenvolver um chatbot de IA que melhore a eficiência do suporte ao cliente, reduza os tempos de resposta e eleve a satisfação do cliente”, explica o artigo.
Esta ferramenta oferece serviços que envolvem a criação e a otimização de conteúdos para mídias sociais. “Para empresas e empreendimentos de comércio eletrônico que buscam criação e programação de conteúdo de mídia social sem esforço para aumentar sua presença online”, afirma a publicação.
Outra ferramenta cuja matéria-prima são imagens. Esta, no entanto, promete desenvolver designs de anúncios e criar campanhas de publicidade digital. “É ideal para equipes e agências de marketing internas que buscam criar anúncios digitais cativantes usando IA em todas as etapas, oferecendo campanhas altamente eficazes”, diz o texto.
Esta ferramenta é capaz de criar currículos, além de adaptá-los de acordo com a vaga para a qual o profissional em questão está se candidatando. “É projetado para indivíduos que buscam currículos de destaque para aplicativos de trabalho”, explica o artigo.
Outra ferramenta que oferece serviços de marketing. Neste caso, além da criação e otimização de campanhas publicitárias, os recursos também incluem o gerenciamento de dados e sugestões de melhorias de desempenho. “É a melhor escolha para profissionais de marketing digital, proprietários de pequenas empresas e agências que precisam de insights e painéis baseados em IA para tomar decisões informadas em iniciativas de marketing”, afirma a publicação.