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Tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial

Roberta De Lucca
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O que é? Quando surgiu? Como funciona? Onde já é aplicada? Entenda essa tecnologia e seus impactos na sociedade

Em 1927, o cineasta austríaco Fritz Lang lançou o filme Metrópolis, que causou muita controvérsia na época. A história se passava em 2026 e abordava a ideia da substituição da mão de obra humana por um robô. Não foi necessário nem um século para que a inteligência artificial (IA) passasse a ser adotada pelas empresas e entrasse nas nossas vidas sem que nos déssemos conta. Antônio Marcos Selmini, professor e coordenador adjunto da graduação em Sistemas de Informação da ESPM em São Paulo, explica o que é, para que serve e onde a IA é aplicada atualmente.

O que é inteligência artificial?

Inicialmente, a IA foi definida como o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas executadas por seres humanos. Atualmente, os computadores já são melhores e mais rápidos em várias tarefas, como a análise de grandes quantidades de dados. Também pode-se dizer que a IA é um campo da ciência da computação que tem como objetivo estudar, criar e empregar máquinas para realizarem atividades de maneira autônoma.

Quando surgiu?

Não há uma data específica para determinar o surgimento da IA. Em 1943, os pesquisadores norte-americanos Warren McCulloch e Walter Pits publicaram um artigo descrevendo a ideia de um modelo matemático para representar o sistema nervoso, originando as redes neurais artificiais. O termo IA surgiu em 1956, em uma conferência no campus da Universidade de Darthmouth (EUA), onde o cientista da computação John McCarthy, juntamente com outros pesquisadores, definiu o termo.

Como funciona?

Em geral, esses sistemas são baseados em um conjunto de funcionalidades que visam atender uma organização ou setor e variam conforme as necessidades de uma empresa. Os primeiros modelos de IA foram baseados no funcionamento do cérebro humano, as chamadas redes neurais artificiais também conhecidas por deep learning. Elas procuram simular o funcionamento do cérebro para realizar tarefas como o reconhecimento facial, por exemplo. Atualmente, fala-se muito em machine learning (aprendizado de máquina), um ramo da IA em que sistemas aprendem a partir da identificação de padrões nos dados e tomam decisões com o mínimo de intervenção humana.

Porque é considerada uma tecnologia revolucionária?

Porque permite que máquinas e softwares possam realizar trabalhos e produzir resultados que estão além da capacidade humana, como a análise de grandes volumes de dados para a tomada de decisão. O resultado é um aumento da produtividade em diversos setores, melhoria dos resultados e de gerenciamento do tempo.

Quais as vantagens?

A IA está em todas as áreas: desde robôs em linhas de produção até a análise de big data, para que os executivos das organizações possam tomar decisões. No que se refere à prestação de serviços aos clientes, os sistemas baseados em IA permitem maior rapidez e otimização, reduzindo os erros nas operações.

Qual o futuro da IA?

Em um futuro muito próximo poderemos ter mais carros autônomos circulando nas grandes cidades e utilização mais ampla de drones, por exemplo. A medicina tende a prever ou detectar mais cedo possíveis doenças que um paciente pode desenvolver ao longo da vida e, dessa forma, ter um tratamento mais eficaz. Também há uma expectativa de a IA melhore a qualidade de vida nas grandes cidades.

Onde é aplicada atualmente?

A IA está basicamente em todas as áreas. Entre as aplicações mais comuns destacam-se:

1. Chatbots: são sistemas que conversam com clientes em sites e apps para resolverem problemas que não necessitam de interferência humana. Em geral, estão integrados a outras partes do sistema das empresas, deixando os serviços mais rápidos e com melhor experiência para o cliente. Organizações que implementaram bots relatam redução de 10% a 20% nas chamadas para o help desk.

2. Assistentes pessoais: podem prever o comportamento dos usuários com base nos dados coletados em experiências passadas. As assistentes pessoais mais conhecidas são a Siri e a Alexa. Além delas, existem as dos bancos e as das grandes redes de e-commerce.

3. Predições: são muito utilizadas em diversas áreas e organizações. A IA pode fazer a predição sobre o comportamento de ações no mercado financeiro ou prever o comportamento de consumidores para direcionar campanhas de marketing customizadas. Os gestores de diversas áreas das empresas podem tomar decisões mais assertivas a partir dos dados analisados e das informações preditas pela IA.

4. Ensino: sistemas de IA podem atuar como professores que estão disponíveis a qualquer momento para esclarecer dúvidas dos alunos. Esse tipo de tecnologia permite um ensino mais direcionado e adaptado às necessidades do estudante, uma vez que o sistema vai aprendendo com a interação do aluno.

5. Vendas: com base em dados coletados do cliente é possível criar vendas mais personalizadas e adequadas ao seu perfil, além de possibilitar a recomendação de produtos.

6. Saúde: a IA auxilia médicos na análise de exames e detecção de possíveis patologias, e também permite a utilização de braços robóticos em cirurgias à distância.

7. Jogos e mundos virtuais (metaverso): aliada a uma melhora da velocidade da internet como o 5G, a IA permitirá experiências em universos virtuais, passeios e visitas a museus e monumentos históricos ao redor do mundo.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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