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Especialista explica como funciona essa estratégia para produzir e entregar conhecimento com o objetivo de atrair, envolver e conquistar clientes 

Marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação e distribuição de conteúdo que tenha relevância para atrair, envolver e conquistar um público-alvo específico. “Uma marca cria conteúdos para educar o consumidor e ajudar no processo de compra e isso é diferente de apenas promover um produto visando a venda. O marketing de conteúdo fornece informação útil e constrói uma relação de confiança entre as pessoas e as empresas”, explica Bruno Peres, coordenador acadêmico e professor da pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM.

Educar o cliente no processo de aquisição é importante, porque o hábito do consumidor mudou. Hoje as pessoas demoram mais tempo para decidir uma compra, porque buscam informações sobre o produto e os concorrentes e refletem mais antes de tomar uma decisão. Nesse processo, o marketing de conteúdo entra para ajudar o cliente.

Para que serve o marketing de conteúdo?

“Um conteúdo bem-feito, com palavras-chave estratégicas para que o material apareça na primeira página e nas entradas iniciais dos buscadores da internet, atrai o público, mostra a autoridade da marca sobre o tema e constrói uma teia de relacionamento com o consumidor”, destaca Peres.

O conteúdo não se resume a informações específicas sobre o produto da empresa, mas a uma gama de conhecimento que agregue valor ao público. Imagine uma marca que fabrica detergentes ecológicos. Em vez de colocar em seu site apenas informações sobre a sua linha, essa corporação cria um blog para falar sobre sustentabilidade, consumo consciente ou sobre a dimensão da poluição causada por detergente convencional.

Formatos e onde distribuir o conteúdo

O material produzido pode ser divulgado em blogs alocados nos sites das corporações, que também podem ter áreas para a publicação de vídeos, ou canais de marca no YouTube. E-books, organização de lives ou webinários, jogos digitais, aplicativos gratuitos, guias, livros e podcasts são outros exemplos de plataformas utilizadas na disseminação de conteúdo. Tudo que gere experiência valiosa e eduque o usuário é ferramenta de marketing de conteúdo.

Estratégia de marketing de conteúdo

Mas antes de se chegar ao conteúdo propriamente dito, é necessário recorrer a estratégias de planejamento. Baseado em estruturas desenvolvidas por especialistas de outros países e de institutos como o Content Marketing Institute , da Grã Bretanha, Bruno Peres conta que está escrevendo um livro onde define os 7 Cs do marketing de conteúdo, que funcionam como um passo a passo do que deve ser feito:

  1. Contexto: define o nicho o produto e os objetivos do conteúdo.
  2. Conhecer o consumidor: define as personas dos consumidores.
  3. Concorrente: analisa a concorrência e seu desempenho no mercado.
  4. Canais: conhece e define os canais de divulgação do conteúdo.
  5. Criação de conteúdo: o processo de produção de conteúdos customizados, alinhados com os objetivos da empresa para gerar consciência de marca.
  6. Consistência: planejamento do calendário de divulgação dos conteúdos em diversas plataformas e formatos.
  7. Controle: análise de métricas da performance dos conteúdos a partir dos dados coletados e na base de dados da empresa.

Exemplos de marketing de conteúdo

Michelin

Para o especialista, “o case mais legal da história” do marketing de conteúdo é o Guia Michelin. Em 1889, os irmãos Michelin, donos de uma fábrica de pneus na França, criaram um guia de distribuição gratuita com mapas rodoviários e informações úteis para os viajantes, incluindo dicas de restaurantes e hotéis. O guia foi sendo aperfeiçoado, passou a ser vendido e se tornou referência na nomeação dos melhores restaurantes do mundo. Hoje, um chef que recebe uma estrela Michelin é elevado ao Olimpo da gastronomia.

Mas os irmãos Michelin não eram apenas gente boa preocupada com o bem estar dos motoristas. Ao criarem o guia, tinham um objetivo muito claro: levar as pessoas para as estradas para gastarem pneus e comprarem outros mais rapidamente, já que no final do século XIX as viagens rodoviárias não eram comuns. E qual era o link entre pneus (produto), comida e restaurantes (conteúdo)? Criar um ponto de contato da marca com o público, oferecendo informações relevantes e úteis. A ideia deu muito certo, tanto que o guia vem sendo editado há 134 anos.

Lego

“Quando a patente da Lego expirou nos anos 1980, a empresa quase faliu por conta da concorrência”, recorda Peres. “A marca investiu em marketing de conteúdo e passou a criar histórias no YouTube, se associou a estúdios de cinema para lançar coleções temáticas, investiu em animações e criou a cadeia de parques Legolândia, entre outras ações que abriram mais possibilidades de atração e retenção. Vendendo histórias, a Lego é uma das empresas mais valiosas do mundo atualmente.”

Livros sobre marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo Épico, Joe Pulizzi

Livro 1

O livro foi escrito por um dos maiores especialistas em marketing de conteúdo do mundo. É um guia abrangente recheado de cases que ensina a atrair clientes a partir da produção de conteúdo relevante.

Conteúdo S.A., Joe Pulizzi

Livro 2

Nesta edição revista e atualizada, o autor explica como ele produziu conteúdo para conquistar o público antes de lançar um produto, dando várias dicas para a construção de audiência.

Copywriting, Paulo Maccedo

Livro 3

Um livro didático e prático para quem está começando a entender o segmento de marketing de conteúdo, que ensina os macetes desse estilo de escrita.

Managing Content Marketing, Robert Rose e Joe Pulizzi

Livro 4

Escrito por dois experts, o livro é um guia que orienta profissionais de marketing a criarem um planejamento de marketing de conteúdo consistente e eficiente.

Content Strategy For The Web, Kristina Halvorson

Livro 5

A obra aborda o processo tático e as estratégias que devem ser utilizadas para a criação de conteúdos úteis para o público.

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Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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