fbpx
LOADING

Digite para procurar

Compartilhar

Veja como a inteligência artificial generativa tem sido utilizada na execução de tarefas em diversos segmentos corporativos

Conheça exemplos de IA generativa usadas por empresas que entendem que adotar seus modelos melhora a execução de tarefas e, consequentemente, seu relacionamento com os clientes e seus negócios.

Este texto foi redigido com base em um conteúdo do Google que apresentou mais de 100 cases de organizações que estão utilizando inteligência artificial. Selecionamos aqui 30 exemplos organizados em seis categorias.

Agentes de atendimento ao cliente

Agentes virtuais de atendimento ao cliente são largamente utilizados em sites, aplicativos para smartphones e pontos de venda, não apenas para tirar dúvidas e resolver problemas, mas também para sugerir produtos e serviços e atender outras necessidades dos clientes.

1. Magalu: uma das maiores varejistas do Brasil apostou na IA como componente central de sua estratégia de atendimento ao cliente. A assistente virtual Lu, criada com a Vertex IA, é tão eficiente e deu tão certo, que mais de 14 milhões de pessoas a seguem no TikTok e no Instagram.

2. Samsung: para melhorar ainda mais o uso dos smartphones Galaxy S24, a marca incorporou o Gemini Pro e o Imagen 2 ao seu pacote de apps disponíveis aos clientes que desejam editar e organizar imagens e resumir textos.

3. Etsy: a Vertex AI tem sido usada pelo market place com o objetivo de aperfeiçoar as recomendações de pesquisa e de anúncios, apresentando aos usuários sugestões de listagem mais completas. Os clientes ficam mais satisfeitos com a praticidade e as empresas vendem mais.

4. US News: depois de adotar a Vertex AI, a empresa de comunicação dos EUA passou a obter dados mais consistentes em métricas de marketing, como taxa de cliques, tempo gasto na página e volume de tráfego.

5. Divisão de Serviços de Motoristas e Veículos de Minnesota: esse departamento estadual de trânsito da cidade dos Estados Unidos usa a IA para fazer tradução bidirecional em tempo real, ajudando pessoas que não falam a língua inglesa a obter licença para dirigir e outros serviços.

Agentes de funcionários

Os agentes ajudam funcionários de empresas em um sistema colaborativo que agiliza processos. Respondem perguntas, gerenciam tarefas repetitivas, editam e traduzem comunicados.

6. Dasa: a maior empresa de diagnósticos médicos do Brasil adotou a IA para auxiliar os médicos na detecção de descobertas importantes nos resultados de exames.

7. Bayer: para ajudar os radiologistas a fazerem diagnósticos mais precisos, a empresa de biociências está desenvolvendo uma plataforma de análise de dados, pesquisa inteligente e criação de documentos formatados em conformidade com o padrão necessário para aprovação regulatória. Além disso, a Bayer usa as inteligências BigQuery e Vertex AI no desenvolveimento de medicamentos e soluções médicas digitais.

8. Home Depot: uma das maiores varejistas do mundo, a empresa usa o aplicativo Sidekick para gerenciar estoque e abastecer as prateleiras. Com isso as lojas priorizam o que fazer.

9. Verizon: a segunda maior empresa de telecomunicações do mundo utiliza a IA generativa para fornecer respostas rápidas para as equipes de operações de rede e de experiência do cliente.

10. Pennymac: a instituição norte-americana de crédito imobiliário dos Estados Unidos adotou o Gemini em diversas áreas, incluindo RH. Com essa IA atrelada ao Docs, Sheets, Slides e Gmail agilizam-se o recrutamento, a contratação e a integração de novos funcionários.

Agentes criativos

Profissionais de marketing e de criação e produção de áudio e vídeo podem usar IAs chamadas de agentes criativos para otimizar o desenvolvimento de projetos e seus produtos.

11. Canva: a plataforma adotou a Vertex AI para melhorar a performance do seu Magic Design for Video. Como resultado, a criação de vídeos ficou mais dinâmica e rápida, e a edição dos filmes está mais objetiva e assertiva.

12. Carrefour: em cinco semanas a rede de supermercados implantou o Carrefour Marketing Studio usando a Vertex AI. A ferramenta permite criar campanhas criativas, personalizadas e eficientes para as redes sociais com poucos cliques.

13. Paramount: para criar experiências personalizadas para os assinantes, redigir a sinopse dos filmes e gerar metadados, o canal de streaming Paramout+ passou a utilizar a VertexAI Text Bison.

14. Procter & Gamble: para que sua equipe de marketing tenha mais tempo para desenvolver um planejamento de alto nível e, consequentemente, entregar experiências acima da expectativa de seus consumidores, com o auxílio da Imagen, a multinacional criou sua própria plataforma de IA para produzir criativos e fotografias hiperrealistas com mais agilidade.

15. Belk ECommerce: a empresa de comércio digital substituiu a produção de textos de descrição de produtos feita por humanos, por conteúdo produzido pela IA generativa.

Agentes de dados

IAs agentes de dados ajudam a responder perguntas, sintetizam pesquisas, desenvolvem novos modelos e a levantam questionamentos sobre os quais as empresas ainda não pensaram, auxiliando na obtenção de respostas.

16. Spotify: o agregador de áudio utiliza o Dataflow para gerar prévias de podcasts em larga escala. Além disso, o Spotify explora as diversas possibilidades da engenharia e da ciência de dados para oferecer as melhores experiências para seus clientes e parceiros.

17. Orange: a multinacional francesa de telecomunicaçãoes atua em 26 países. Para otimizar seu desempenho e oferecer tradutores responsivos, a empresa trabalha com IA no Google Distributed Cloud.

18. Mercado Livre: o maior e-commerce da América Latina vem trabalhando com o BigQuery e o Looker para melhorar o planejamento do envio de encomendas por meio de companhias aéreas e de transporte rodoviário para entregar os produtos com mais agilidade.

19. News Corp: a empresa de comunicação dos Estados Unidos vem utilizando o Vertex AI para ajudar os usuários a pesquisarem dados em 30.000 fontes e 2,5 bilhões de artigos de notícias atualizadas nas plataformas das empresas do grupo todos os dias.

20. UPS: especializada em entrega de documentos e encomendas, a UPS adotou IA em toda a sua rede de distribuição para que clientes e funcionários rastreiem suas remessas a qualquer momento.

Agentes de código

Empresas adotam agentes de código para auxiliar equipes de produto e desenvolvedores a projetar, criar e operar aplicativos com mais agilidade e a trabalhar com mais rapidez no desenvolvimento de bases de código.

21. Capgemini: líder mundial em consultoria, tecnologia e transformação digital, a Capgemini adotou Code Assist para melhorar a produtividade, a qualidade, a segurança e a experiência do desenvolvedor da engenharia de software.

22. Commerzbank: o banco alemão conta com os recursos robustos de segurança e conformidade do Code Assist para aprimorar a eficiência do desenvolvedor.

23. Hospital Infantil de Seatle: a instituição de saúde adotou a IA para acelerar o desenvolvimento e aumentar a produtividade da engenharia de dados.

24. Turing: a empresa oferece serviços de LLM e aplicativos de IA generativa em diversos segmentos. Sua abordagem personalizada envolve a otimização do Gemini Code Assist na base de código privada, proporcionando sugestões de codificação altamente adaptadas e contextualmente relevantes. Essas ações têm impulsionado a produtividade dos desenvolvedores em cerca de 30%.

25. Wayfair: com o Code Assist os desenvolvedores da empresa de e-commerce conseguiram agilizar em 55% a configuração de seus ambientes.

Agentes de cyber segurança

IAs de segurança auxiliam as operações por sua velocidade nas investigações, no monitoramento automatizado e nos controles de conformidade. Além disso, agentes de segurança protegem os dados de ataques cibernéticos.

26. O Boticário: a gigante brasileira no segmento de beleza adotou modelos de segurança para a prevenção de fraudes, detecção e solução de problemas em tempo real.

27. BBVA: o grupo financeiro espanhol aposta no Google SecOps para detectar, analisar e solucionar ameaças de segurança com precisão e rapidez. Antes a plataforma exibia dados críticos em minutos ou horas, e hoje as respostas são fornecidas em segundos.

28. Behavox: a empresa de criação de sistemas de IA usa a tecnologia Google Cloud e LLMs para fornecer soluções de conformidade regulatória e front office para instituições financeiras em nível mundial.

29. Charles Schwab: para que seus analistas trabalhem com mais eficiência e respondam prontamente a ameaças, a corretora de investimentos integrou o Google SecOps à sua própria ferramenta de inteligência artificial.

30. Fiserv: a fintech utiliza IA para que seus analistas de segurança obtenham respostas rapidamente e para que os engenheiros de operações de segurança criem ferramentas de detecção com menos esforço.

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *