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21 termos em inglês que todo empreendedor precisa saber

Carolina Ferraz
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Conheça algumas palavras em língua inglesa bastante utilizadas no mundo dos negócios e aprenda o significado de cada uma 

Assim como outros setores do mercado de trabalho, o empreendedorismo também tem um vocabulário particular. De acordo com Leticia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM em São Paulo, muitos dos termos utilizados no mundo dos negócios nascem no Vale do Silício, uma região nos Estados Unidos que abriga startups e empresas de tecnologia. Por esse motivo, nem todas essas palavras são traduzidas para outros idiomas. Elas são importadas em sua forma original, o inglês. Confira a seguir a lista de termos que, segundo Menegon, todo empreendedor precisa conhecer.

B2B e B2C

As duas siglas significam, respectivamente, Business to Business e Business to Consumer. A primeira refere-se às negociações que as empresas fazem entre si. “O termo se protagoniza por pessoas jurídicas e, na prática, isso significa que há organizações cujo seus principais ou únicos clientes são outros empreendimentos”, explica a especialista. Por outro lado, a segunda trata do relacionamento com o consumidor. “É um modelo de negócio em que as empresas se relacionam diretamente com o consumidor final de seus produtos e serviços”, afirma.

Benchmarking

Essa palavra diz respeito ao processo de avaliação que uma empresa faz em relação à concorrência. O objetivo desse tipo de prática, de acordo com Menegon, é “incorporar os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoar os seus próprios métodos a partir disso.”

Brainstorming

Trata-se de uma técnica que tem o objetivo de incentivar a criatividade de um determinado grupo para que, a partir de ideias espontâneas, eles encontrem soluções para um problema específico. “É uma tempestade de ideias”, comenta a coordenadora.

Briefing

É um documento que tem o objetivo de guiar a execução de um certo projeto. Nele, estão reunidas informações, como os dados de uma empresa, o mercado no qual ela atua e o público com o qual ela trabalha. “Basicamente, é um resumo de elementos para as equipes envolvidas terem um direcionamento mais claro para a realização de trabalhos”, diz Menegon.

Budget

Em sua tradução simples, significa orçamento. No entanto, Menegon reforça que, no mundo corporativo, essa palavra refere-se especificamente ao orçamento do tipo estático, ou seja, aquele que não sofre muitas alterações ao longo do processo.

CEO

Tal sigla significa Chief Executive Officer, que, em português, refere-se ao cargo de Chefe Executivo. “Na hierarquia de uma organização, esse é o cargo mais alto. Ele é o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa”, afirma.

Coaching

Esse termo vem da palavra em inglês ‘coach’, que caracteriza alguém que apoia uma certa pessoa no processo de realização de um objetivo pessoal ou profissional específico por meio de treinamento ou orientação. Dessa forma, coaching quer dizer formação.

Coworking

É um espaço específico que pode ser compartilhado por diferentes profissionais e empresas. “Além de dividir as despesas gerais, como luz e aluguel, o espaço também disponibiliza a oportunidade de compartilhar refeitório, auditório, entre outros”, acrescenta a profissional.

Crowdfunding

Esse termo é derivado da união de duas outras palavras em inglês: ‘crowd’, que significa grupo de pessoas, e ‘funding’, que é financiamento. “O termo é uma modalidade de investimento altamente rentável em que um grupo de investidores se une para colocar em prática projetos do seu interesse”, comenta.

Deadline

Trata-se do prazo final para a execução de uma determinada tarefa. “O termo não é usado apenas para se referir ao prazo final de uma atividade, mas é sobre o prazo limite, muito utilizado no mundo corporativo”, diz Menegon.

Feedback

Em sua tradução literal, ‘feedback’ significa comentário. No entanto, o termo também é muito utilizado como sinônimo de opinião e avaliação. “É a maneira como uma pessoa indica os pontos fortes e os pontos de melhoria de uma pessoa no intuito de fazê-la obter ganhos no ambiente corporativo”, afirma.

Gap

Essa palavra significa brecha ou vão. No entanto, a tradução mais usual é lacuna. “Essa definição melhor se adequa tendo em vista o conceito de uma interpretação gráfica. Utiliza-se o termo para representar um intervalo, ou seja, uma região (de um gráfico) onde não ocorre negociação de um ativo, caracterizando um gap de alta ou um gap de baixa”, explica.

Insight

Esse termo é utilizado quando uma pessoa encontra uma solução para um problema, algo equivalente a ter uma ‘ideia brilhante’. “É um termo popularmente conhecido por todo profissional de marketing, que justamente trabalha com a busca de ideias criativas que melhorem o seu trabalho ou a forma de se comunicar”, completa.

Job

Significa trabalho. Na publicidade, esse termo também é utilizado para caracterizar os trabalhos de modelos feitos para um cliente.

Know-How

Refere-se ao conjunto de conhecimentos práticos adquiridos por uma empresa ou profissional, o que inclui informações, tecnologias, técnicas e procedimentos que conferem certa vantagem competitiva. “Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem”, comenta.

Mindset

Essa palavra pode ser traduzida como configuração da mente ou mentalidade. Tal conceito diz respeito a uma mudança de pensamento com o objetivo de lidar melhor com os desafios. A ideia é que, por meio dessa premissa, melhores práticas de trabalho sejam desenvolvidas e resultados sejam atingidos com maior facilidade. “Ele tem um papel decisivo na busca de soluções para determinados erros e no desenvolvimento de melhores relações com os cliente”, conclui a especialista.

Networking

Trata-se de uma rede que tem o objetivo de aumentar o número de contatos profissionais ou estabelecer e fortalecer os relacionamentos estratégicos como parcerias.

Pitch

O pitch é uma apresentação curta que tem o objetivo de vender uma determinada ideia ou negócio. Ele tem o intuito de despertar o interesse de possíveis investidores de certo empreendimento. “É uma ideia apresentada de forma rápida para quem se pretende comunicar”, esclarece Menegon.

Player

Em português, significa jogador. No mundo dos negócios, essa palavra refere-se a um planejador independente e caçador de oportunidades. “Os grandes players do mercado tendem a se espalhar pelo mundo, investindo e abrindo lojas em diversos estados e países”, afirma.

Stakeholder

Em inglês, ‘stake’ significa interesse, participação ou risco, enquanto ‘holder’ diz respeito àquele que possui determinada coisa. Dessa forma, stakeholders refere-se a um público estratégico e descreve todas as pessoas de um possível grupo de interesse. “Stakeholder também significa parte interessada ou interveniente”, explica a profissional.

Turnover

Esse termo significa virada, renovação e reversão. Apesar de poder ser aplicada em diferentes contextos, a palavra em questão é muito utilizada na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoas dentro de uma organização.

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Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

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