Carreira

Síndrome do impostor: o que é e como pode afetar a sua carreira

Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM fala sobre os sintomas e explica como essa síndrome pode interferir nas suas conquistas profissionais

Você já se questionou sobre as suas competências profissionais? Esse é um dos sintomas da síndrome do impostor. Uma pesquisa publicada no International Journal of Behavioral Science mostrou que 70% das pessoas já sofreram com essa síndrome em algum momento. Para entender o que é e como esse tipo de comportamento pode afetar a sua carreira, a equipe do Trendings conversou com Adriana Gomes, mestre em psicologia e coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira: 

O que é a síndrome do impostor?

“A síndrome do impostor não é considerada uma doença, mas um fenômeno psicológico”, explica Adriana. De maneira simplificada, trata-se de um comportamento que uma pessoa pode apresentar por acreditar que não é capaz de exercer as suas atividades profissionais, apesar das suas qualificações. “Ela é caracterizada pela sensação de inadequação e insegurança, mesmo quando a pessoa obtém conquistas e realizações significativas.

Sintomas da síndrome do impostor

Embora a síndrome do impostor não seja considerada uma doença, a profissional explica que, para diagnosticar esse tipo de comportamento, é preciso reconhecer a frequência de alguns sintomas. Entre eles, estão principalmente os sentimentos de insegurança, medo, baixa autoestima e autocrítica.  

“Geralmente, um dos sinais é apresentar ansiedade, uma ansiedade maior do que o comum com as entregas, muita insegurança na hora de fazer as entregas dos projetos do trabalho”, diz. “Muitas vezes, as pessoas que estão no entorno até acham que a pessoa é qualificada. Mas ela [a pessoa que tem a síndrome do impostor] duvida de que ela seja capaz e questiona se o que ela está entregando é bom o suficiente”. “A guerra é dela com ela mesma”, completa. 

Causas da síndrome do impostor

De acordo com Adriana, não existem causas específicas para a síndrome do impostor. Trata-se de um diagnóstico complexo e que deve ser feito a partir do acompanhamento de um psicólogo. “Eu não consegui identificar, ao longo da minha história de atendimento, um gatilho específico para isso. Mas eu levanto uma hipótese de que seja pelo fato de a pessoa estar em uma situação de vulnerabilidade em algum aspecto da vida dela”, afirma.  

Na opinião da especialista, um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de pessoas que apresentam esse tipo de desconforto emocional foi a pandemia de covid-19. “Eu tenho percebido que, depois da pandemia, esse sentimento tem aflorado mais também. Esse período de isolamento, para muita gente, provocou uma desconexão com o mundo e com as pessoas, trazendo algumas inseguranças maiores do que, de fato, elas são.” 

Como a síndrome do impostor pode afetar a sua vida profissional?

Segundo Adriana, a síndrome do impostor pode afetar a vida profissional de uma pessoa de diferentes formas. Algumas delas incluem desde trabalhar de maneira excessiva — o que pode provocar burnout em certos casos —, procrastinar a realização e a entrega de tarefas, e até perder oportunidades.  

“A pessoa [que tem a síndrome do impostor] tem medo de ser descoberta por não ser aquela pessoa que os outros imaginam que ela é. Para disfarçar esse medo de ser descoberta por ser uma ‘fraude’, ela trabalha demais ou trabalha a mais para que as pessoas não percebam que eventualmente ela pode estar errando alguma coisa”, explica.  

“Por conta da insegurança e do medo, ela vai perdendo oportunidades, ela não vai aceitando novos desafios, ela tende a ter menos disposição, ela colabora menos pelo fato de achar que o que ela vai oferecer não é bom o suficiente”, adiciona. “Essas situações vão fazendo os gestores pensarem que ela não é uma pessoa que a gente consiga dar maiores responsabilidades, porque existe cobrança obviamente”, finaliza. 

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

19 horas ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

4 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

5 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.