Carreira

Entenda o que é uma pós-graduação lato sensu

Conheça a modalidade, as opções de cursos disponíveis e veja dicas para acertar na escolha

Quem já tem uma carreira precisa entender que uma pós-graduação lato sensu é uma excelente maneira de continuar esse processo de aprendizado e reciclagem de conhecimentos voltados ao mercado. “Esse tipo de especialização é indicada aos profissionais que querem pesquisar e construir novas teorias e práticas em sua área de atuação, fazer a aplicação desse conhecimento, aperfeiçoar-se ou até mudar de carreira”, explica Iná Futino Barreto, diretora acadêmica Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM.

Assim como os demais cursos de pós, o lato sensu precisa ter, no mínimo, 360 horas de aula, de acordo com os critérios do MEC, podendo ser realizado a distância, de maneira presencial ou semipresencial. Embora o lato sensu não tenha momento certo para “acontecer”, o importante é escolher o curso adequado ao seu momento de vida. “São vários tipos de oferta, com diferentes nomes fantasia, para atender desde quem terminou há pouco a graduação quanto para quem tem uma carreira consolidada, com evoluções de acordo com o momento profissional de cada aluno”, acrescenta a especialista.

O mais importante, de acordo com a diretora, é a troca de experiências — que pode ter um peso maior e se alternar, conforme o estágio do aluno, com o networking e os conteúdos. “Não adianta optar por um curso destinado a profissionais experientes se acabou de sair da graduação”, explica. “É preciso que o estudante tenha um acompanhamento para entender qual modelo se encaixa em seu momento e em suas vivências para poder absorver o que está sendo debatido e aproveitar as oportunidades”, esclarece Iná. “Além disso, na ESPM, essa carga horária cresce conforme os espectros se ampliam.”

A diretora reforça que os cursos de lato sensu devem ser ofertados de acordo com suas características únicas. “Isso inclui metodologias de ensino adequadas, que conseguem trazer resultados de empregabilidade, de movimentação de carreira, de crescimento e de satisfação dos alunos.”

Cursos lato lensu

Conheça as diferentes opções de cursos para quem busca uma pós-graduação lato sensu:

Master

Indicado para o profissional que deseja aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades em gestão administrativa e empresarial.

MBA

Indicado aos profissionais com experiência de, pelo menos, 5 anos na liderança e gestão de negócio, justamente para ampliar e aprimorar as competências já adquiridas, sendo mais adequado a quem atua em posições executivas, com maturidade profissional consolidada, e busca por upgrade mais acentuado.

MBA Executivo

Para quem já atua no mercado há algum tempo (10 anos) e busca um refinamento de seus conhecimentos e aumento de habilidades profissionais, que estão em constante busca de desafios pessoais e profissionais, além de autodesenvolvimento para superar suas exceptivas e melhorar suas competências.

Certificate

Recente no Brasil, a pós-graduação certificate dura 390 horas, funcionando como um complemento do conhecimento, mostrando-se uma boa alternativa para quem deseja entrar com uma qualificação melhor no mercado de trabalho. Elas são indicadas para quem está em início de carreira, buscando crescimento, especialização e ascensão profissional por meio de cursos mais rápidos.

Pós-graduação lato sensu na ESPM

A grande vantagem na pós-graduação lato sensu na ESPM são as cinco possibilidades de aprendizado para atender a perfis variados, tanto em diferentes realidades geográficas quanto de fuso horário. Por isso, os cursos são oferecidos nos seguintes formatos:

  • Presencial
  • Online ao vivo (totalmente ao vivo via Zoom, com gravações de aula)
  • HyFlex (aulas ao vivo, presencialmente ou virtualmente via Zoom, com encontro presencial obrigatório)
  • Híbrido(aula online ao vivo e experiência programada presencial)
  • Live EAD (aulas online via Zoom, ao vivo ou gravações, mas com apresentação presencial de projeto final)

Saiba mais clicando aqui.

Para a diretora, a pluralidade de modalidades é essencial para que se encaixem na agenda desse profissional em busca da formação lato sensu. “Além disso, pesam outros diferenciais, como uma mentoria de carreira individual com profissional especializado por semestre, algo raro de se oferecer dentro das instituições”, avalia.

Em qualquer das opções do lato sensu, ela alerta sobre a importância de cuidar do aluno além do conteúdo e do networking; “É preciso entregar formas de apoiar esse crescimento, como a mentoria com profissionais atuantes no mercado e academicamente sólidos, combinações que o aluno deve procurar”, recomenda.

“É importante ainda que a faculdade também estimule a formação de uma comunidade, para que ele possa fazer parte de um grupo qualificado, muito importante para que essas trocas se mantenham para além do curso”, finaliza.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

2 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

5 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

6 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.