Carreira

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode trazer para candidatos e empresas

Você já ouviu falar sobre o golpe do falso emprego? Trata-se de um golpe que se utiliza de uma falsa vaga de emprego para atrair suas vítimas. Para entender como ele é aplicado e de que forma pode afetar as empresas que acabam tendo seus nomes citados, a equipe do Trendings conversou com Adriana Gomes, coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM, e Marcelo Crespo, coordenador de Direito da ESPM. Confira: 

O que é o golpe do falso emprego e como é aplicado

Em poucas palavras, o golpe do falso emprego consiste em uma oferta de emprego que não corresponde a uma vaga de verdade com o intuito de obter recursos das vítimas. As propostas costumam envolver o nome de empresas renomadas no mercado e incluir salários com valores significativos.  

“O golpe do falso emprego ocorre quando empresas oferecem vagas e uma pessoa se candidata de forma inocente achando que tem uma vaga mesmo. Eles dão informações que são bem semelhantes, bem próximas daquilo que poderia ser de verdade, mas aí chega um momento de cobrança”, explica Adriana.  

“O que eles querem é ganhar dinheiro. Isso é estelionato, as pessoas perdem dinheiro. Normalmente, eles exploram a fragilidade da pessoa que está querendo se colocar ou se recolocar no mercado”, completa Marcelo.  

Vale lembrar que o golpe normalmente acontece por meio de mensagens via WhatsApp ou redes sociais, como o LinkedIn  

Exemplo de mensagem de golpe do falso emprego Foto: Reprodução

Segundo os professores, um dos motivos que levam diferentes pessoas a caírem nesse tipo de golpe é o desemprego — que atinge 8,5 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o objetivo de quem aplica esse golpe, é retirar dinheiro das vítimas. 

Dicas para não cair no golpe do falso emprego

A principal dica é buscar e checar as informações sobre as vagas que estão sendo oferecidas nos canais oficiais das empresas cujos nomes são mencionados. “É sempre importante verificar a empresa. Veja se essa vaga existe dentro do sistema de cadastramento da empresa”, diz Adriana. 

Outra recomendação é desconfiar de processos que exigem pagamentos em alguma das etapas de seleção. “Nenhuma empresa séria faz recrutamento desse jeito, ninguém que é sério faz um recrutamento buscando o candidato e pedindo para que ele pague alguma coisa”, afirma Marcelo. 

“Eles vêm disfarçados de todas as formas. Por exemplo, para você aplicar para essa vaga, você tem que pagar por um teste. É outra enganação. Os testes já são parte do processo seletivo. Você não precisa pagar nada e não deve pagar nada”, comenta Adriana. “Desconfie de ofertas que são muito excepcionais. Na dúvida, dê uma olhada na média de mercado, de quanto está se pagando para aquele profissional. E não clique em nenhum link que você não conheça”, acrescenta. 

Consequências do golpe do falso emprego para as empresas

Além de trazer prejuízos para as vítimas, o golpe do falso emprego também pode ter consequências para as empresas. “[Esse golpe] pode trazer algum tipo de prejuízo, um prejuízo reputacional. Por isso, muitas empresas acabam soltando notas, colocando informações no site. As empresas têm se posicionado, porque, para elas, é ruim as pessoas caírem em golpes”, explica Marcelo. “Às vezes, dependendo do nível de instrução das pessoas, elas não conseguem entender que, de fato, a fraude existiu, mas foi por um terceiro usando o nome da empresa”, finaliza. 

Exemplo de nota de empresa sobre o golpe do falso emprego Foto: Reprodução

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Recent Posts

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

10 horas ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

3 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

6 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

1 semana ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.