O objetivo de uma entrevista de emprego é conhecer o profissional que está se candidatando para uma vaga. Porém, é um processo que gera insegurança em algumas pessoas. O que falar em uma entrevista de emprego? E o que não dizer? Para esclarecer essas dúvidas e te ajudar a se preparar, a equipe do Trendings separou algumas dicas. Confira:
Quais são os seus pontos fortes? E os seus pontos fracos? Essas são algumas das perguntas frequentes em entrevistas de emprego. Não sabe o que dizer quando tiver que se apresentar? Uma das estratégias é falar sobre suas qualificações e habilidades. Por isso, enquanto estiver se preparando para participar de um processo seletivo, reserve uma parte do tempo para fazer uma autorreflexão e identificar quais são as suas hard e soft skills.
Além de apresentar as suas competências, também é recomendado que você fale sobre as suas experiências. Onde você já trabalhou? Em quais projetos você já se envolveu? Vale lembrar que não é necessário contar a sua história completa e muito menos abordar tudo de uma vez só. Invista em informações que podem despertar a curiosidade do recrutador.
Se você já participou de uma entrevista de emprego, com certeza já ouviu perguntas sobre o que gosta de fazer durante o seu tempo livre. Embora pareça estranho, essa é uma prática comum. Os recrutadores gostam de coletar esse tipo de informação para poder avaliar quais habilidades o candidato tem fora do ambiente de trabalho e como isso pode contribuir para as suas atividades dentro da empresa.
Outra dica é fazer perguntas. Além de ser uma evidência de que você está realmente interessado na vaga, esse tipo de atitude reforça características, como autonomia e curiosidade, que os recrutadores podem estar procurando em um candidato. Esclarecer dúvidas também é relevante para que a empresa avalie se as suas expectativas estão alinhadas com o que está sendo oferecido.
Apesar de parecer óbvio, vale lembrar que uma das piores coisas que alguém pode fazer durante uma entrevista de emprego é mentir. Seja sincero sobre as suas qualificações e habilidades quando estiver participando de um processo seletivo. Além de provocar constrangimento se a verdade for descoberta, esse tipo de situação também pode trazer problemas quando você tiver que demonstrar as suas competências na prática.
Por que você deixou o seu último emprego? Essa pergunta é feita com frequência em processos seletivos. Por isso, se você estiver em busca de uma nova oportunidade, não fique surpreso se for questionado sobre esse assunto. Seja cuidadoso e respeitoso ao escolher as palavras para dar a sua resposta. Falar mal sobre o seu antigo emprego pode passar uma imagem negativa a seu respeito.
Outro alerta para quem vai participar de uma entrevista de emprego é evitar parecer desesperado pela vaga. Se você estiver desempregado há algum tempo, por exemplo, procure ser profissional e se concentrar em mostrar como o seu trabalho pode contribuir com o que já é feito pela empresa para a qual está se candidatando. Mostre interesse pelo cargo, mas sem exageros.