fbpx
LOADING

Digite para procurar

Veja profissões que poderão ser extintas no futuro pela IA

Redação Trendings
Compartilhar

Confira uma lista de funções que têm grandes chances de serem substituídas pela inteligência artificial, segundo especialistas ouvidos pela Business Insider 

Quem nunca se perguntou sobre como será o mercado de trabalho no futuro? O que vai mudar e o que vai permanecer? As inovações tecnológicas e as suas respectivas transformações são pautas de discussões dentro e fora do ambiente corporativo. Para te ajudar a refletir sobre o assunto, a equipe do Trendings listou algumas profissões com grandes chances de serem substituídas pela inteligência artificial (IA) no futuro. O conteúdo foi baseado em uma lista publicada pelo site Business Insider, que ouviu especialistas para apontar as principais carreiras em risco. Confira: 

Agente de atendimento ao cliente

Quem nunca recebeu uma ligação e, quando atendeu ao telefone, descobriu que – na verdade – estava conversando com um robô? De acordo com o artigo, esse tipo de tecnologia vai se tornar cada vez mais frequente no futuro – o que vai fazer com que profissionais que atuam como agentes de atendimento ao cliente sejam substituídos por ferramentas com essas características. 

Analista de pesquisa de mercado

O profissional que atua como analista de pesquisa de mercado se encarrega de entre outras coisas coletar dados e, a partir disso, identificar tendências. Porém, hoje, já existem tecnologias capazes de oferecer esse tipo de informação. “A IA é boa para analisar dados e prever resultados. É por isso que os analistas de pesquisa de mercado podem ser suscetíveis a mudanças impulsionadas pela IA”, diz um trecho do texto. 

Analista financeiro

Se no futuro a inteligência artificial puder exercer o trabalho de um analista de pesquisa de mercado, o mesmo se aplica ao cargo de analista financeiro. “A IA pode identificar tendências no mercado, destacar quais investimentos estão indo melhor e pior, comunicar tudo isso e, em seguida, usar várias outras formas de dados de uma empresa financeira para prever um melhor mix de investimentos”, afirma um trecho do artigo. 

Assistente jurídico

Segundo o texto, alguns serviços do setor jurídico principalmente os que estão relacionados à obtenção e ao gerenciamento de dados já estão passando por um processo de automação. Apesar das mudanças, a IA não vai ser responsável pela extinção total desse tipo de cargo. “A IA não será totalmente capaz de automatizar esses trabalhos, pois requer um certo grau de julgamento humano para entender o que um cliente ou empregador deseja”, esclarece um trecho do artigo. 

Comunicador

Jornalistas, publicitários e profissionais que lidam com produção de conteúdo também fazem parte dessa lista. “A IA é capaz de ler, escrever e compreender bem os dados baseados em texto”, diz um trecho do artigo. No entanto, mesmo que algumas empresas de comunicação utilizem esse tipo de ferramenta para otimizar suas entregas, de acordo com o texto, a maior parte do trabalho feito por quem atua nessa área não pode ser automatizada. 

Designer gráfico

Paralelo ao fato de que a inteligência artificial pode escrever diferentes tipos de texto, já existem ferramentas que mostram que a tecnologia também é capaz de produzir as suas próprias imagens o que, no futuro, poderá refletir no trabalho de quem atua como designer gráfico. Para além da automação de tarefas, as mudanças podem incluir ajustes salariais. “É mais sobre democratização e competição, potencialmente levando a salários mais baixos para pessoas em algumas dessas profissões”, afirma um trecho do texto. 

Programador

Apesar de parecer contraditório, o artigo também traz uma análise sobre o fato de que o avanço da tecnologia pode promover mudanças dentro do próprio setor alterando diretamente o trabalho de profissionais que atuam como programadores, engenheiros de software e analistas de dados, por exemplo. “Tecnologias avançadas como o ChatGPT podem produzir códigos mais rápido do que os humanos, o que significa que o trabalho pode ser concluído com menos funcionários”, aponta um trecho do artigo. 

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *