Autoconhecimento é um exercício que pode trazer benefícios para quem busca soluções para questões pessoais e até para inquietações relacionadas à carreira e ao ambiente de trabalho, por exemplo. Por isso, a equipe do Trendings selecionou alguns livros sobre autoconhecimento que podem te ajudar a refletir sobre a importância desse assunto. O conteúdo foi inspirado em listas publicadas por duas revistas: Galileu e Vogue. Confira:
Como o próprio título já adianta, este livro propõe uma dinâmica diferente de leitura. A cada página, o artista gráfico Adam J. Kurtz sugere que o leitor faça algum tipo de atividade, como pensar em uma resposta para uma pergunta, fazer um desenho ou montar uma lista de músicas. O objetivo do autor com esses exercícios é estimular a criatividade e incentivar a busca pelo autoconhecimento.
A finalidade desta obra é levantar discussões sobre alguns questionamentos relacionados à existência humana: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Nela, os autores Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresentam conceitos de filosofia, psicologia e neurociência que tentam esclarecer tais inquietações para que, por meio delas, o leitor tire as suas próprias conclusões.
Muito mais do que refletir sobre autoconhecimento, neste livro, Tadashi Kadomoto convida o leitor para uma análise sobre como esse tipo de consciência pode influenciar situações e escolhas do cotidiano.
Nesta obra, a psicóloga Carol S. Dweck compartilha ensinamentos sobre a relação entre atitudes mentais – o que ela chama de “mindset” – e os fatores que tornam uma pessoa bem-sucedida ou não. “O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado”, diz a sinopse.
Em poucas palavras, este livro dedica-se a estudar os hábitos das pessoas. Por meio de exemplos, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg procura mostrar as maneiras pelas quais comportamentos – sejam eles referentes à vida pessoal ou profissional – podem interferir no sucesso de uma pessoa.
Escrita pelo filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, esta obra promete esclarecer uma questão: Por que fazemos o que fazemos? “O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira, mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. É uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal”, diz a sinopse.